São José tenta repetir feito de apenas 3 campeões da Copa Paulista
Para ser campeão da Copa Paulista, São José precisa fazer o que apenas Santo André, Votoraty e São Bernardo conseguiram até hoje
A derrota no jogo de ida da final da Copa Paulista, em Ulrico Mursa, deixou o São José em desvantagem contra a Portuguesa Santista. O histórico nas decisões da competição é fortamente desfavorável aos times que saem derrotados no jogo de ida.
Em 23 temporadas de Copa Paulista ou competições semelhantes reconhecidas oficialmente pela Federação Paulista de Futebol, apenas três times foram campeões após serem derrotados na ida. O clube que saiu vencedor no primeiro jogo conquistou o título em 11 ocasiões, enquanto a ida da final terminou empatada em nove edições. Vale lembrar que, em várias edições anteriores, o time de melhor campanha teve a vantagem do empate do placar agregado, o que não é o caso em 2023.
Relacionadas
Os três times que buscaram a virada no jogo de volta foram o Santo André em 2003, o Votoraty em 2009 e o São Bernardo em 2021. Os três perderam a ida fora de casa, com o Bernô sendo o único a perder por dois gols de diferença.
Coincidentemente, Santo André e Ituano, que perderam por um gol de diferença na ida, venceram de goleada na volta, diante de seu torcedor. O Ramalhão fez 4 a 1 no Ituano em 2003, enquanto o Tigre de Concreto, que abandonou o futebol profissional no ano seguinte, superou o Paulista por 5 a 1.
Há duas edições, o São Bernardo protagonizou a maior virada em uma final de Copa Paulista até hoje. Após perder por 2 a 0 para o Botafogo na ida, em Ribeirão Preto, o Tigre do ABC devolveu o placar na volta, no 1º de Maio, e conquistou o título nos pênaltis. O Bernô também é o campeão que melhor aproveitou a vaga no Brasileirão Série D nos últimos anos, subindo para a Série C no ano seguinte.
Para ser o quarto time na seleta lista, o São José precisa, pelo menos, devolver a vitória por 1 a 0 na volta para levar a decisão para os pênaltis. Qualquer vitória por dois gols garante o título à Águia do Vale. A bola rola neste sábado (14), às 15 horas (de Brasília), no Martins Pereira com ingressos esgotados.