FPF define formato e diretrizes da Série A4 do Campeonato Paulista

A nova quarta divisão paulista começará em janeiro e clubes poderão relacionar até cinco atletas com idade superior a 23 anos por partida

Os representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e dos clubes participantes da nova Série A4 do Campeonato Paulista se reuniram nesta quinta-feira (19) para definir as diretrizes da competição. O torneio começa no final de semana do dia 27 de janeiro

O formato definido é igual ao das últimas edições da Série A2 do Campeonato Paulista. As 16 equipes vão se enfrentar em turno único na primeira fase. Os dois piores são rebaixados e os oito melhores avançam ao mata-mata, que terá partidas de ida e volta. Os times de melhor campanha geral terão a vantagem do empate no placar agregado das fases eliminatórias. Apenas os finalistas garantem o acesso para a Série A3 de 2025.  

O torneio também terá uma flexibilização em relação ao limite de idade. As equipes poderão relacionar para as partidas até cinco atletas com idade superior a 23 anos. 

Vale lembrar que o nome do campeonato também foi definido na reunião desta quinta-feira. A FPF decidiu acatar o pedido dos clubes e batizar a competição de Série A4 do Campeonato Paulista. Um fator determinante para a entidade dar esse nome ao torneio é que os clubes terão opção de disputar a Copa Paulista no segundo semestre. 

A Série A4 do Campeonato Paulista será disputada por América, Audax, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São-Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, VOCEM e XV de Jaú.

A tabela prévia da competição deve ser divulgada até o dia 28 de novembro. O Estatuto do Torcedor determina que as tabelas prévias sejam divulgadas 60 dias antes do início das competições.

LEIA TAMBÉM
+ Com destaque do São José, Catanduva chega a sete reforços para a Série A3
+ Cinco dos 10 maiores públicos do São José no século foram em 2023; veja números
+ Vice-campeão da Copa Paulista, São José disputará a Série D do Brasileiro em 2024