FPF rechaça aumentar acessos e rebaixamentos na Série A3, mas vê outra saída
Reinaldo Carneiro Bastos não vê como “saudável” aumentar acessos e rebaixamentos na Série A3, mas defende criação de mais uma divisão no futebol paulista
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), concedeu entrevista coletiva após o Conselho Técnico da Série A2 e foi questionado pelo Escanteio SP sobre a possibilidade do aumento do número de clubes na Série A3. O mandatário da entidade que comanda o futebol paulista falou sobre o que pensa em relação ao futuro da A3 e da Segunda Divisão, a popular Bezinha.
O presidente Reinaldo Carneiro Bastos disse que não houve um pleito para o aumento do número de clubes participantes da Série A3, mas sim do crescimento da quantidade de acessos e rebaixamentos, indo de dois para quatro.
Relacionadas
“A nossa experiência tem mostrado invariavelmente que os clubes que têm o acesso são inferiores aos que foram rebaixados. Não temos uma estrutura para cair e subir quatro no mesmo nível. Vai custar mais caro, porque o cara quando está no descenso gasta o que tem e o que não tem e vão subir quatro clubes, na maioria das vezes, inferiores”, disse.
Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
Reinaldo Carneiro Bastos, entretanto, vê outra saída para a situação. O presidente deve propor aos clubes participantes da próxima edição da Segunda Divisão uma mudança no regulamento. Os 14 melhores colocados que não conseguirem o acesso, além dos dois rebaixados da Série A3, vão formar o quarto nível do futebol paulista, uma espécie de Série B1. Os demais clubes serão realocados na Série B2.
“O que a gente pretende fazer é dividir a Bezinha. Vamos selecionar 16 clubes do campeonato de 2023 para fazer uma divisão mais organizada. Isso porque está uma disparidade na Segunda Divisão, os clubes estão muito diferentes. Não dá mais para misturar eles. Eu preciso dar aos 16 clubes mais organizados a condição de se estruturarem e fazerem um campeonato mais racional. E a Série A3 não cair para um campeonato que ninguém sabe como vai ser, que é decidido por adesão. Vamos organizar de outra forma. Não vejo saudável aumentar acesso e rebaixamento na Série A3”, finalizou o presidente da FPF.
LEIA TAMBÉM
+ Juventus será sede da Copinha em 2023; veja o grupo do Moleque Travesso
+ Paulistão Série A2 mantém regulamento para temporada de 2023
+ ENQUETE: Você pagaria para ver os jogos do Paulistão Série A2 na Eleven?