Série A3 2024 começa nesta quarta-feira; veja times, regulamento e onde assistir

Com 16 clubes brigando pelo acesso e título, a terceira divisão do Paulista começa nesta quarta-feira (24)

A partir desta quarta-feira (24), 16 clubes iniciam a busca pelo título e acesso no Campeonato Paulista Série A3. Com quatro fases, o torneio termina no dia 28 de abril, data do jogo de volta da final.

Bandeirante, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Itapirense, Marília, Matonense, Red Bull Bragantino II, Rio Preto, Sertãozinho, União Suzano, Votuporanguense seguem na divisão por mais um ano. As novidades para 2024 são Lemense e São Caetano, rebaixados da A2, e União São João e Catanduva, campeão e vice da Segunda Divisão no ano passado.

Formato da disputa

Na primeira fase, os 16 clubes se enfrentam em turno único por 15 rodadas. Os times com as oito melhores campanhas desta etapa se classificam para a segunda fase. Os dois piores times serão rebaixados para a Série A4 de 2025 – a divisão foi introduzida no calendário em 2024.

Ao fim da primeira fase, as etapas serão disputadas em mata-mata. O time de melhor campanha enfrenta o de pior campanha e decide o segundo jogo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. Os dois finalistas garantem o acesso à Série A2 2025.

Quer receber relatórios e indicações de apostas dos clubes das Séries A2, A3 e A4? Veja mais informações

Critérios de desempate

Segundo o regulamento da Série A3, os critérios de desempate para dois ou mais clubes na primeira fase são:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
e) Menor número de cartões amarelos recebidos;
f) Sorteio público na sede da FPF.

Inscrição de jogadores

Como em todas as competições da Federação Paulista de Futebol, os atletas inscritos são divididos em duas listas. A lista A pode conter até 26 jogadores, sem restrições. Já a lista B, que não tem limite de inscrições, é reservada para atletas entre 16 e 21 anos que estejam no clube há pelo menos seis meses. Não há limite de inscrição para atletas estrangeiros, mas apenas sete podem ser relacionados por partida.

Só poderão participar da primeira rodada os atletas inscritos até o dia 18 de janeiro de 2024. Mais atletas poderão ser inscritos para a disputa da primeira fase, até o dia 01 de março de 2024. Os clubes classificados para as quartas de final podem inscrever até quatro atletas até o dia 28 de março.

Onde assistir aos jogos da Série A3?

Todas as partidas do Campeonato Paulista Série A3 serão transmitidas gratuitamente, ao vivo e com imagens, na internet. Os jogos serão transmitidos no canal Futebol Paulista, no Youtube

VAR na Série A3?

Durante a primeira fase, a tecnologia não vai estar disponível durante as partidas. O árbitro de vídeo (VAR) pode estar disponível na Série A3 nas semifinais e nos dois jogos das finais. 

+Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube