Quarta divisão do futebol paulista de 2024 poderá não ser sub-23; entenda

Presidente da FPF disse que manutenção ou o fim do limite de idade será uma decisão tomada pelos clubes

A quarta divisão do futebol paulista de 2024 poderá não ser sub-23. Em entrevista exclusiva ao Escanteio SP, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), disse que a decisão da manutenção do limite de idade será dos clubes.

“Como vai ser em 2024? É uma decisão dos clubes. Nós temos algumas coisas a ponderar. Se você quiser uma competição mais longa, só de finais de semana, é uma forma de ser jogada. Se você quer uma competição mais agrupada, como é a Série A1, A2, A3, é preciso jogar domingo e quarta-feira. A decisão de ser sub-23 vai ser deles também”, disse. 

Relacionadas

“Eu, pessoalmente, acho que o sub-23 é benéfico para os clubes, mas entendo também que o clube que cai da Série A3 para o sub-23 pode ter três, quatro jogadores interessantes com mais de 23 anos que estariam em possibilidade de jogar essa nova competição. Eu não sei o que os clubes vão decidir, pode manter o sub-23, pode liberar a idade, pode liberar três, quatro atletas com idade superior a 23 anos, pode ser um campeonato mais longo, mais enxuto…”, disse. 

Vale lembrar que a partir da próxima temporada o futebol paulista terá novamente a quinta divisão. Os 20 piores clubes da atual edição do Paulista 2ª Divisão serão rebaixados para o quinto e último escalão. Os 14 melhores times que não conseguirem o acesso, além dos dois rebaixados da Série A3, formarão a quarta divisão. 

A possibilidade do torneio ser incorporado à Primeira Divisão, que abrange a Série A1, A2 e A3, chegou a ser ventilada, mas não será implantada logo na primeira temporada do quarto escalão com 16 clubes. Deste modo, os times não poderão participar da Copa Paulista de 2024.

“Em 2024, ele não será incorporado à Primeira Divisão ainda. Por que? Porque a gente precisa saber quem vai classificar, que tipo de estádio vai ser utilizado. Eles vão ter uma exigência de capacidade diferente da 2ª Divisão. Não é uma decisão matemática, não dá para se decidir com antecedência, vai ter que ouvir quem se classificou para a competição do ano que vem”, finalizou Reinaldo Carneiro Bastos.

LEIA TAMBÉM

+ Veja os gols e os resultados da 2ª rodada da primeira fase da Bezinha
+ Capivariano vence EC São Bernardo mais uma vez e conquista o acesso
+ São Bento anuncia Fábio Toth como técnico

+ Goleiro campeão da Série A3, Pablo se despede do Noroeste após 95 jogos