Os 11 escanteios mais fabulosos da história do futebol brasileiro

Além de proporcionar boas chances de gol, bolas paradas - como escanteios -, podem render verdadeiros golaços!

Sempre que acontecer algum desvio da defesa e a bola vai para a linha de fundo, o árbitro será obrigado a marcar escanteio. Muitas vezes, esse tipo de jogada de bola parada pode resolver o jogo. E  maioria dos jogadores de futebol sabe o perigo de ter uma bola levantada. Se você ama palpitar nas apostas esportivas, principalmente nos escanteios, deve ler esse artigo. 

1. O primeiro gol olímpico

Os amantes do futebol sabem que o gol olímpico é caracterizado pelo chute direto pro gol adversário. Mas nem todos sabem a origem do termo. Tudo começou em 1924, num duelo amistoso entre Argentina e Uruguai. Em certo momento do jogo, Cesáreo Onzari efetuou a cobrança de escanteio. A bola viajou até morrer no fundo do gol. O tento marcado pelo argentino foi batizado de gol olímpico, pois o Uruguai era o atual campeão das Olimpíadas. 

2. Gol olímpico de Petkovic em clássico contra o Vasco

A edição de 2000 do Campeonato Carioca colocou frente a frente Flamengo e Vasco. O clássico terminou empatado em 3 a 3, e o sérvio Petkovic deixou o dele. Pet percebeu que o goleiro estava fora da posição correta. Com isso, ele decidiu mandar a bola em direção ao gol. E a ideia deu certo, Petkovic cobrou com força e muito efeito. A bola viajou pela área e morreu na segunda trave do Vasco da Gama. 

3. Neymar no PSG

No ano de 2017/2018 do Campeonato Francês, Neymar Jr. fez uma das cobranças de escanteio mais belas da história. Após escanteio cedido pelo Toulouse, Ney cobrou de trivela, acertando um passe magistral para Kurzawa, que guardou um golaço de voleio. 

4. Jogada maluca em um campeonato de base na Sérvia

Sem dúvida, a jogada é bem inusitada. Em um campeonato sub-17 organizado pela UEFA, entidade máxima do futebol europeu, jogadores da seleção da Sérvia protagonizaram uma cena curiosa no duelo diante da Moldávia. Após a cobrança de escanteio, três jogadores abriram as pernas e deixaram a bola passar. Posicionado na meia lua, o quarto jogador mandou uma bomba e guardou a bola no gol. 

5. Gol olímpico de Roberto Carlos pelo Corinthians

Depois de longos anos no futebol europeu, o lateral Roberto Carlos retornou ao Brasil em 2010, para defender o Corinthians. Logo após a sua chegada, RC3 marcou um gol olímpico contra a Portuguesa, pelo Campeonato Paulista daquele ano. Ele aproveitou que o goleiro estava mal posicionado, bateu de trivela, a bola pegou efeito e morreu na rede da Lusa. Além de raros, os gols olímpicos costumam ser bonitos. Mas esse do ex-lateral da seleção brasileira e Real Madrid é simplesmente fabuloso. 

6. Malandragem dos jogadores do New York Red Bulls

Em partida contra o Chicago Fire, jogadores do New York Red Bulls abusaram da malandragem em uma cobrança de escanteio. Logo no começo da segunda etapa, Lloyd Sam se apresentou para cobrar, deu toques na bola, colocando a bola em jogo, e deixou o escanteio. Depois, Sacha Kljestan saiu correndo com a bola, invadiu a área e passou para Ronald Zubar, que mandou um tiro certeiro no gol. A jogada deixou os defensores confusos, facilitando a vida de Zubar. 

7. Jogada ensaiada em Itália x Inglaterra na Copa de 2014

Durante a Copa do Mundo de 2014, realizada em território brasileiro, Itália e Inglaterra se enfrentaram na fase de grupos. No começo da etapa inicial, os italianos ganharam escanteio pela direita. A cobrança foi executada com perfeição, culminando em gol de Marchisio após “furada” de Andrea Pirlo. 

8. Trent-Alexander Arnold contra o Barcelona

Sem dúvida, a cobrança de Trent-Alexander Arnold é uma das mais lembradas da história do futebol. Na temporada 2018/2019 da UEFA Champions League, Liverpool e Barcelona se enfrentaram pela semifinal da competição. O jogo da ida, realizado na Espanha, terminou em vitória do Barça por 3 a 0. Depois, no jogo dois, os ingleses fizeram história ao bater a equipe espanhola por 4 a 0. Além de Wijnaldum e Origi, Arnold é um dos heróis da classificação para a final. 

Faltando apenas um gol para o Liverpool se classificar, o jogador iria deixar Shaqiri fazer uma cobrança de escanteio. Porém, ao deixar a bandeirinha, ele percebeu um de seus companheiros livre na grande área. Trent-Alexander Arnold correu de volta, cruzou rasteiro e achou Origi, responsável por marcar o gol da classificação do Liverpool. 

9. Ótima trama entre Willian e Fabregas

No ano de 2017, Chelsea e Everton entraram em campo pela Copa da Liga Inglesa. O alemão Rudiger abriu a contagem na metade da etapa inicial. O tempo passou, nenhum dos times conseguiu penetrar a defesa adversária até os 45 minutos do segundo tempo. Até que nos acréscimos, Willian cobrou escanteio curto, deixando a bola nos pés de Fabregas. O craque espanhol tocou de calcanhar e acionou Willian. O brasileiro dominou a bola, invadiu a área e fuzilou o goleiro adversário. Ainda teve tempo para mais, pois Calvert-Lewin descontou para o Everton. 

10. Escanteio de Henry e toque de calcanhar de Zidane

Na Eurocopa de 2004, sediada em Portugal, França e Croácia dividiram o grupo B. O duelo entre as duas seleções começou com gol contra de Tudor. Ainda na primeira parte, Rapaic deixou tudo igual na cidade de Leiria. Depois, Prso virou e Trezeguet deixou tudo igual novamente. A partida é lembrada por um lance mágico de Zinedine Zidane. Após escanteio de Thierry Henry, Zizou deu um toque de calcanhar, alçando a bola para Gallas, que desperdiçou boa chance para garantir a vitória francesa. 

11. Golaço de Robben após escanteio magistral de Ribery

Na temporada 2009/2010, o mítico Old Trafford foi palco para Manchester United x Bayern de Munique, em partida das quartas de finais da Champions League. Os Red Devils perderam de 2 a 1 em Munique. Assim, os homens de Sir Alex Ferguson precisavam ir com tudo no jogo da volta. Todavia, eles não contavam com um holandês bom de bola. A jogada começou com uma cobrança perfeita de Ribéry. O francês bateu com força e achou Arjen Robben sem marcação na entrada da área. O camisa 10 chutou de primeira, marcando um dos gols mais bonitos da competição continental

LEIA TAMBÉM
+ Paulista Sub-20: confira os resultados da 15ª rodada