Empresas europeias e americanas de apostas estão procurando patrocinar times brasileiros de futebol

A indústria de apostas online continua sua expansão global, avançando também sobre o futebol brasileiro, que é visto como um mercado com enorme potencial para crescer e estabelecer marcas no continente sul-americano. 

A indústria de apostas online continua sua expansão global, avançando também sobre o futebol brasileiro, que é visto como um mercado com enorme potencial para crescer e estabelecer marcas no continente sul-americano. 

Além das apostas esportivas, que estão diretamente associadas a diferentes modalidades, os jogos de cassino também começam a se destacar nesse segmento, com especial incidência no que toca aos jogos de slots da NetEnt, entre outros da mesma temática. 

O relacionamento do futebol brasileiro com as casas de apostas não é recente e neste artigo você vai conhecer um pouco dessa simbiose e por que ela é considerada um sucesso no país, mesmo sem a legalização ter chegado ainda. 

Futebol brasileiro já conta com relação sustentada

Atualmente, das 40 equipes que disputam as Séries A e B do Brasileirão, 39 são patrocinadas por empresas de apostas online.

Usando a Série A como exemplo, 16 marcas estão presentes nas equipes de futebol, o que representa cerca de 45% em relação a 2016, um aumento significativo que demonstra a prioridade dessas empresas. 

A grande exceção no momento é o Athletico-PR que, apesar de o time ter sido patrocinado em certo momento pela Betmotion, acabou terminando sua parceria para assinar com a EstrelaBet, um acordo que acabou sendo cancelado de forma unilateral apenas alguns dias antes. 

Segue a lista de patrocinadores de empresas de apostas que existem atualmente na Série A do Brasileirão

  • Atlético-GO: AmuletoBet; 
  • América-MG: PixBet; 
  • Atlético-MG: Betano; 
  • Avaí: PixBet; 
  • Botafogo: Blaze; 
  • Ceará: Betcris; 
  • Corinthians: Galera.Bet; 
  • Coritiba: Dafabet; 
  • Cuiabá: Luck Sports; 
  • Flamengo: PixBet; 
  • Fluminense: Betano; 
  • Fortaleza: Betcris; 
  • Goiás: PixBet; 
  • Internacional: EstrelaBet; 
  • Juventude: PixBet; 
  • Palmeiras: Betfair; 
  • Red Bull Bragantino: BetPix365; 
  • Santos: PixBet; 
  • São Paulo: Sportsbet.io. 

Nove das equipes que disputam essa competição têm esses patrocinadores como principais, não só garantindo um lugar de destaque na camisa, mas também em vários locais do estádio e outras áreas de marketing do clube.

Parceria entre Neymar e a empresa Blaze

Neymar, um dos jogadores mais populares do futebol mundial na atualidade, é uma das chaves no que diz respeito a esse relacionamento com as apostas online, já que o criativo brasileiro é o rosto da Blaze desde dezembro de 2022. 

Com um contrato assinado pelos próximos quatro anos, a Blaze tem uma oportunidade de luxo para conquistar ainda mais o público brasileiro, já que mais de 97% dos usuários dessa plataforma estão no Brasil. 

A parceria tem tido altos e baixos até o momento, já que o brasileiro esteve no centro das atenções devido a um dos vídeos que viralizou na Internet em que (supostamente) perdeu R$ 1 milhão na Blaze, algo que chamou a atenção das autoridades francesas.

Apesar do jogador nunca ter mencionado a sua localização, as investigações prosseguiram, numa ação que acabou por ser esclarecida como uma estratégia de marketing por parte da Blaze para garantir maior visibilidade.

Legalização do jogo online prestes a chegar ao país

Tanto as empresas americanas como as europeias esperam ansiosamente pela possível legalização do jogo online no Brasil, já que assim poderão atuar de forma licenciada no país e garantir que não incorram em contravenções graves.

Embora muitas dessas empresas já estejam operando no país dentro de um "vazio legal", elas são as primeiras a reconhecer que preferem comprar o licenciamento e estabelecer suas marcas de forma credível, mantendo assim a reputação que lhes é reconhecida.

Esse movimento será absolutamente explosivo para o mercado de apostas online sul-americano e, talvez por essa razão, esteja sendo operado de forma muito calculada, com a Embratur sendo possivelmente a entidade que irá reger essa atividade.

Manter toda a atividade sobre a alçada dessa entidade acaba por ser algo perfeitamente natural, “copiando” um pouco o que outros países fazem em relação a essa indústria, já que a mesma é plenamente associada ao turismo. 

Brasil tem um potencial tremendo

Além da enorme ligação que o Brasil tem com o futebol e praticamente todos os seus esportes, a verdade é que em termos econômicos este ainda é um país por explorar, e muitos acreditam que há um potencial escondido que será revelado.

Com milhões de reais sendo movimentados diariamente, mesmo sem haver uma legalização vigente, é mais do que evidente que, se isso for para frente, todos irão se beneficiar, não só em termos econômicos, mas também em um contexto social.

O futuro parece brilhante para o Brasil nessa indústria, bastando "apenas" que a legalização vá para frente e que toda a regulamentação seja estabelecida de forma que os grandes "players" do mercado possam se consolidar no país de forma intensa.