Última rodada tem 4 times brigando por 3 vagas na fase final da A2

O Campeonato Paulista Série A2 chega à última rodada com cinco times confirmados na fase final: São Bernardo, São Caetano, Portuguesa, São Bento e Taubaté. Outros quatro (Monte Azul, Juventus, Portuguesa Santista e XV de Piracicaba) disputam as três vagas restantes no mata-mata neste domingo, às 11h00 – todos os jogos serão simultâneos.

Dos 4 times que ainda disputam a classificação, o Monte Azul é o melhor colocado, na 6ª posição com 22 pontos. Juventus, 7º colocado com 21 pontos, e Portuguesa Santista, 8ª colocada com 20, também dependem somente de si mesmos para jogar o mata-mata. O XV, 9º colocado com 20 pontos, precisa torcer contra os rivais.



Monte Azul joga pelo empate?

Relacionadas

Apesar de estar melhor posicionado, o Monte Azul pode ter a partida mais difícil dos 4 times. Isso porque o Azulão enfrenta o São Bento, que vem de seis vitórias seguidas. Porém, já classificado e com compromisso pelo Campeonato Brasileiro Série C na quarta-feira, o Bentão pode poupar os titulares na rodada final, facilitando a vida do AMA.

Segundo a classificação, um empate praticamente garante a vaga ao Monte Azul. Isso porque, para que o AMA não se classifique em caso de empate, o Juventus precisa pontuar diante do Atibaia, a Briosa precisa vencer o Votuporanguense e o XV tem de vencer o Penapolense por 9 gols de diferença, o que representaria a maior goleada da história do clube, superando o 8 a 1 sobre a Ponte Preta em 1924.

Juventus só depende de si

O Juventus perdeu para a Portuguesa na última partida, mas estará em boa posição na última rodada por conta da vitória na rodada anterior, no confronto direto contra a Portuguesa Santista. Por isso, basta vencer o Atibaia pela primeira vez na história para garantir vaga no mata-mata – o adversário não tem mais chances de classificação ou de rebaixamento.

Se empatar, o Juventus estará fora da fase final se Portuguesa Santista e XV vencerem na rodada final. Se perder, a Briosa poderia empatar, enquanto o Nhô Quim ainda precisaria da vitória para ficar com a vaga.

Briosa enfrenta lanterna

A Portuguesa Santista também depende apenas do seu resultado para conquistar a classificação. Além disso, enfrenta o lanterna Votuporanguense, que também precisa da vitória para escapar do rebaixamento, resultado que nem o próprio clube acredita.

Se vencer, a única equipe do litoral paulista na competição estará classificada, já que vencerá o XV de Piracicaba no número de vitórias, o primeiro critério de desempate. Se empatar, o Nhô Quim não pode vencer. Se perder, o rival também precisa perder.

XV precisa pontuar e torcer

O único time que depende de uma combinação de resultados é o XV de Piracicaba, que enfrenta o vice-lanterna Penapolense. Apesar da posição, o adversário tem demonstrado futebol melhor depois da paralisação do campeonato e precisa pontuar para escapar do rebaixamento para a Série A3.

Outro problema para o XV é que, mesmo se vencer, ele pode ficar de fora da fase final se os três adversários diretos também vencerem. Se ganhar a partida final, o Nhô Quim estará classificado se o Monte Azul perder ou se Juventus e Briosa não vencerem. Se empatar, só se classifica em caso de derrota da equipe de Santos. Uma derrota elimina o XV independente dos demais resultados.

Receba as notícias do seu time diretamente no Whatsapp