Taubaté: informações, possível escalação e pelo que deve brigar na Série A2
Após liderar o Campeonato Paulista da Série A2 de 2020 e parar nas quartas de final para o vice-campeão São Bento, o Taubaté não jogou a Copa Paulista e focou na disputa do estadual de 2021. Apesar do investimento quase 50% menor, o Burro da Central acertou a chegada do treinador Toninho Cecílio e formou um time que pode incomodar adversários de maior poderio financeiro.
Com apenas o volante Elivelton como remanescente da equipe titular de 2020, o Taubaté acertou 16 contratações para buscar o sonho do acesso e retornar à elite paulista depois de 37 anos. Para isso, focou em trazer jogadores experientes, como os zagueiros Oliveira e Ferreira, o meia Esquerdinha e o atacante Tadeu, que devem ser pilares da equipe ao longo da competição.
Relacionadas
“Os jogadores que estamos fechando têm esse pensamento, são todos de caráter e com acesso, com exceção de dois ou três. Às vezes não é um acesso de Paulista, mas de Série B ou Série C. Eles sabem o resultado da conquista”, disse Toninho Cecílio ao Escanteio SP.
+ Apostador? Assine o Escanteio SP e receba relatórios sobre as Séries A2 e A3
Para compor o elenco, o Taubaté subiu 10 jogadores do time sub-20, que parou nas quartas de final do Paulista da categoria para o Corinthians. Apesar de o clube ter contratado jogadores com um 'histórico vencedor', os garotos podem ter papel importante durante a competição.
"Apresentou comigo como treinador vai fazer parte do grupo profissional e ser cobrado. Vai ter que merecer a oportunidade e terá a oportunidade se merecer. Jogador jovem tem que se fazer presente, se destacar nos treinos", disse Toninho Cecílio.
Contratações e possível escalação
- Goleiro: Fábio (Deportivo Aves-POR)
- Zagueiros: Oliveira (Inter de Limeira), Doni (Capital-DF) e Ferreira (São Bernardo)
- Laterais: Rhuan (Luverdense-MT), Jeff Silva (Moto Club-MA) e Anderson Santos (Frei Paulistano-SE)
- Volantes: Betinho (Oeste) e Elias Ceará (Atibaia)
- Meias: Esquerdinha (Gama-DF) e Caíque (Ferroviário-CE)
- Atacantes: Erick Salles (Barra-SC), Josué (Portuguesa Santista), Luiz Fernando (Paraná), Tadeu (Maringá-PR) e Marcelinho (XV de Piracicaba)
Possível escalação: Fábio; Rhuan, Ferreira, Oliveira e Anderson Santos; Betinho, Elivelton e Esquerdinha; Marcelinho (Luiz Fernando), Erick Salles e Tadeu.
Pelo que deve brigar
Mesmo com um investimento menor, o Taubaté conseguiu montar um time titular semelhante ou até melhor do que teve na última temporada e trouxe um treinador que já foi campeão do torneio. O Burro, entretanto, terá menos opções no grupo em uma competição de calendário apertado por conta da pandemia.
Além disso, outros clubes despontam com orçamentos maiores e elencos melhores, como Atibaia, São Bernardo, Água Santa, Portuguesa, Oeste e XV de Piracicaba. Mas, com Toninho Cecílio e companhia, o Taubaté tem boas chances de beliscar uma vaga no G8. E aí, a partir do mata-mata, tudo pode acontecer.