São Bernardo e Portuguesa empatam e decidem o finalista da Copa Paulista na volta
São Bernardo e Portuguesa vão decidir a vaga na final da Copa Paulista somente no jogo de volta, no Canindé. Neste sábado, as equipes empataram por 1 a 1 no primeiro de maio e, com isso, nenhum dos times terá vantagem na segunda partida do confronto.
Com o empate na ida, o vencedor do jogo de volta vai disputar a final da Copa Paulista e voltar ao cenário nacional do futebol, seja pelo Campeonato Brasileiro Série D ou pela Copa do Brasil. Como não há desempate por gols marcados fora de casa, qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.
Relacionadas
O jogo de volta entre Portuguesa e São Bernardo será na próxima quarta-feira (16), às 19h, no Canindé. Quem avançar enfrenta o vencedor entre Marília e XV de Piracicaba, que se enfrentam pela rodada de ida neste domingo (13).
Primeiro tempo da bola parada
A primeira etapa no Primeiro de Maio foi morna, com poucas chances claras de gol, e teve como protagonista a bola parada. O São Bernardo abriu o placar em cobrança de pênalti, enquanto a Portuguesa empatou de falta.
O pênalti que gerou o primeiro gol da partida gerou protesto dos jogadores da Portuguesa – o lateral-direito Danilo Baia recebeu cartão amarelo por reclamação. Aos 34 minutos, árbitro viu falta de Patrick em Grafite na grande área e, na cobrança, Johnny marcou com bola para um lado e goleiro para o outro.
A resposta veio aos 43 minutos. Ferreira derrubou Adilson Bahia na meia-lua da área e, na cobrança, Geovani esbanjou categoria. O camisa 11 cobrou por cima da barreira, fora do alcance de Gabriel Gasparotto, e empatou a partida pouco antes do intervalo.
Decisão fica para o Canindé
Mesmo mais movimentada em comparação ao primeiro tempo, a segunda etapa não teve gols. O São Bernardo tentava conquistar vantagem jogando em casa e foi mais ofensivo, mas foi a Portuguesa que criou as melhores oportunidades.
Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio de Geovani, Raphael Luz ganhou no alto e cabeceou no travessão, quase virando a partida. Principal opção no ataque do Bernô, Gionnotti levou perigo aos 25 minutos com finalização rasteira defendida por Dheimison.
Aos 36, a Lusa perdeu a grande chance do segundo tempo. Após cruzamento na área e toque de calcanhar de Adilson Bahia, Roger Gaúcho cabeceou na pequena área e finalizou para fora, à direita do gol de Gabriel Gasparotto.
São Bernardo 1 x 1 Portuguesa
Data: 12 de dezembro de 2020, sábado
Horário: 15h00
Local: Estádio Primeiro de Maio, São Bernardo do Campo, SP
Árbitro: Vinicius Furlan
Árbitro Assistente 1: Vladimir Nunes da Silva
Árbitro Assistente 2: Leandra Aires Cossette
Gols: Johnny (SBE) e Geovani (POR)
São Bernardo: Gabriel Gasparotto; Lucas Mota, Ferreira, Leandro Amaro (Guilherme Mattis) e Pará; Rodrigo Souza, Natan e Thiago Primão (Léo Jaime); Gionnotti, Johnny (Gamaroni) e Grafite (Marcelinho)
Treinador: Sérgio Ricardo
Portuguesa: Dheimison; Danilo Baia, Diego Jussani, Patrick e Vinícius Silva; Caíque, Walfrido (Raphael Toledo) e Raphael Luz (Roger Gaúcho); Lucas Douglas (Fabrício), Adilson Bahia (Luan) e Geovani (Joãozinho)
Técnico: Fernando Marchiori