OS 20 CLUBES REBAIXADOS EM 2023 PARA A QUINTA DIVISÃO DO FUTEBOL PAULISTA 

A FPF anunciou o retorno da quinta divisão do futebol paulista a partir de 2024. Confira as 20 equipes que amargaram o rebaixamento para o último nível estadual da próxima temporada.

Foto: Divulgação/Paulista

Após dois anos sem disputar competições profissionais, o Tupã retornou aos gramados e foi rebaixado com apenas oito pontos somados na primeira fase do Paulista Segunda Divisão.

Foto: Divulgação/Tupã

Com muitos problemas financeiros e desmotivada pela interdição de seu estádio, a Santacruzense chegou a desistir do torneio antes do final da primeira fase. 

Foto: Divulgação/Santacruzense

Mesmo tendo Cristhyan Noto, o artilheiro da primeira fase, a Inter de Bebedouro sequer conseguiu avançar. A equipe somou apenas oito pontos na primeira fase.

Foto: Divulgação/Inter de Bebedouro

Após somar apenas um ponto em 2022 e ter jogadores suspensos por manipulação de resultados, o Batatais melhorou em 2023, mas os sete pontos na primeira fase não foram suficientes para fugir do descenso. 

Foto: Fran Zanini/Divulgação/Batatais

Passando por uma verdadeira 'guerra interna' e muitos problemas na administração, o Mogi Mirim somou apenas seis pontos na primeira fase e amargou o descenso. 

Foto: Divulgação/Mogi Mirim

Mais um time com problemas na administração - fotos do alojamento em condições desumanas foram divulgadas -, o São Carlos foi eliminado na primeira fase após somar quatro pontos. 

Foto: Divulgação/São Carlos

Campeão da Copa do Brasil de 2005, o Paulista alcançou o fundo do poço. A equipe de Jundiaí teve nove pontos na fase inicial e amargou o rebaixamento para a quinta divisão. O clube teve problemas na preparação para o torneio e chegou a ter jogadores envolvidos em uma briga generalizada em um jogo de pré-temporada.

Foto: Divulgação/Paulista

Em sua terceira participação no futebol profissional, o Colorado Caieiras amargou seu primeiro rebaixamento. O clube fundado em 2019 somou apenas oito pontos na primeira fase. 

Foto: Divulgação/Colorado Caieras

Após mais de 60 partidas ou quase seis anos sem sequer uma vitória, o Atlético Mogi chegou a triunfar três vezes nesta edição da Bezinha, mas os 10 pontos conquistados na primeira fase não foram suficientes para o time escapar do descenso. 

Foto: Divulgação/Atlético Mogi

A cidade de Mogi das Cruzes teve os dois times rebaixados na primeira fase. Além do Atlético Mogi, o União Mogi, que fez seis pontos, também amargou o descenso. 

Foto: Divulgação/União Mogi

O Barcelona Capela foi o time de melhor campanha eliminado na primeira fase. A equipe somou 13 pontos nas 10 partidas que fez pela competição. 

Foto: Divulgação/Barcelona

O ECUS venceu uma partida na primeira fase, mas justamente esse jogo foi impugnado porque praticamente todo o time atuou sem estar regularizado. Depois disso, a equipe não venceu mais e conseguiu terminar a primeira fase com pontuação negativa por conta da punição. 

Foto: Divulgação/ECUS

Depois de quase desistir do Paulista Segunda Divisão nas primeiras rodadas, o Amparo chegou à última partida da segunda fase com chances de classificação, mas uma derrota para o Penapolense impediu a permanência. 

Foto: Divulgação/Amparo

Após boas campanhas nas últimas temporadas, o Mauá não conseguiu repetir o desempenho justamente no ano em que o campeonato ganhou o rebaixamento. A equipe foi eliminada na segunda fase.

Foto: Divulgação/Mauá

Com direito a ter o presidente como treinador, o Manthiqueira não conseguiu a permanência na quarta prateleira do futebol paulista. A equipe de Guaratinguetá amargou o descenso após somar apenas três pontos na segunda fase. 

Foto: Divulgação/Manthiqueira

Depois de decidir o acesso na última temporada, o Flamengo, mesmo com um investimento grande, foi rebaixado. O time de Guarulhos fez apenas um ponto na segunda fase. 

Foto: Lolê Arts/Flamengo

O Guarulhos foi o segundo time da cidade da Região Metropolitana de São Paulo a ser rebaixado. Depois de uma boa primeira fase, a equipe teve a pior campanha da segunda fase. 

Foto: Renato Gizzi/Guarulhos

O Tanabi foi um dos times que chegaram à última rodada da segunda fase com chances de permanência, mas uma derrota para o União Barbarense no confronto direto decretou o rebaixamento da equipe.

Foto: Divulgação/Tanabi

A cidade de Mauá também teve os dois times eliminados na segunda fase. Além do Mauá, o Mauaense teve o descenso confirmado neste ano. 

Foto: Divulgação/Mauaense

Investigado pelo TJD-SP por suspeita de manipulação de resultados, o Fernandópolis foi suspenso pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na segunda fase e deve ter o descenso confirmado nos tribunais. 

Foto: Divulgação/Fernandópolis