Portuguesa venceu o XV de Piracicaba na primeira fase; relembre
Portuguesa e XV de Piracicaba se enfrentam nesta segunda-feira, às 17h30, no Barão de Serra Negra, pela partida de ida das quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2. Em momentos completamente diferentes, Lusa e Nhô Quim duelaram pela primeira rodada da fase inicial, no longínquo 22 de de janeiro.
Na ocasião, a Portuguesa tinha Moacir Júnior no comando técnico, enquanto o XV de Piracicaba era dirigido por Tarcísio Pugliese. Antes mesmo da paralisação, o então técnico da Lusa foi demitido por conta dos maus resultados. Já o treinador do Nhô Quim naquele momento deixou o clube durante a pausa da pandemia por uma discussão com o presidente Arnaldo Bortoletto.
Relacionadas
Naquela partida, realizada há mais de sete meses, a Portuguesa levou a melhor por 2 a 0. No Canindé, o atacante Lúcio Flávio, que fazia sua estreia pelo clube, marcou os dois gols da vitória da Lusa. Essa, inclusive, foi o único tirunfo de Moacir Júnior no comando do time rubro-verde.
Como os clubes lidaram com a paralisação?
Com a Série A2 interrompida por mais de cinco meses por conta da pandemia do novo coronavírus, Portuguesa e XV de Piracicaba tomaram decisões distintas. A Lusa aproveitou para dar uma novo cara ao elenco, que não havia sido montado pela gestão do presidente Antônio Carlos Castanheira. O Nhô Quim, por sua vez, trabalhou para manter grande parte do plantel, mas como já mencionado perdeu o técnico Tarcísio Pugliese, substituído por Evaristo Piza.
Com 12 saídas e 12 reforços durante a paralisação, a Portuguesa equilibrou o elenco para ajudar Fernando Marchiori. Entre os titulares, o zagueiro Raniele e o zagueiro Léo Pereira deixaram a equipe. Dos contratados, o lateral-direito Danilo Baia, o volante Carlão e os atacantes Diego Rosa e Lucas Douglas vêm sendo titulares.
O XV de Piracicaba, por sua vez, perdeu apenas um titular durante a pandemia: o zagueiro Gilberto Alemão. Na pausa, o clube trouxe o lateral-esquerdo Samoel Balbino, mas para a reta final da Série A2 contratou o volante Felipe Manoel e o atacante Kelvin. O último, inclusive, foi inscrito na sexta-feira e deve estrear no mata-mata.
Desempenho após a paralisação
Portuguesa e XV de Piracicaba tiveram desempenhos opostos na volta da paralisação. A Lusa engatou três vitórias e avançou com a terceira melhor campanha, já o Nhô Quim teve que lidar com dois tropeços e chegou a sair do G8, mas venceu o Penapolense na última rodada da primeira fase e avançou com o sexto lugar.
Nas três partidas pós-pandemia, a Portuguesa manteve a defesa intacta, não sofreu gols e bateu Sertãozinho, Juventus e Red Bull Brasil. Com um setor defensivo instável, mas um ataque produtivo, o XV de Piracicaba empatou com o Votuporanguense e perdeu do São Bernardo, além do triunfo sobre o Penapolense.
XV de Piracicaba e Portuguesa fazem o primeiro jogo das quartas de final da Série A2 nesta segunda-feira, às 17h30, no Barão de Serra Negra. A volta está programada para a outra segunda-feira, no Canindé, às 17 horas.
Quer receber as notícias do seu time em primeira mão? Entre nos grupos do Escanteio SP no Whatsapp.