Opinião: São Bernardo e Juventus prometem jogo equilibrado
O Juventus enfrentará o São Bernardo no Estádio Primeiro de Maio, no domingo (13), em partida válida pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista Série A2.
O São Bernardo jogando em seus domínios, no ABC Paulista, construiu uma sólida campanha (7J, 14P, 4V, 2E, 1D, 9GP, 5GC, 4SG), com aproveitamento de 66,7% dos pontos disputados. A campanha fora de casa também é positiva com aproveitamento de 55,6%.
Relacionadas
A campanha grená como visitante (7J, 11P, 3V, 2E, 2D, 10GP, 8GC, 2SG) é superior à campanha em casa. Com 52,4% de aproveitamento e 44,4% respectivamente.
O retrospecto deste confronto em São Bernardo não é favorável ao Juventus (13J, 3V, 0E, 10D, 10GP, 27GC, -17SG). O último confronto entre as equipes no Primeiro de Maio foi no dia 13/02, pela A2 de 2019; com vitória juventina por 1x0, com gol do zagueiro Lucas.
A equipe grená, quando atua fora da Javari, geralmente posiciona seus jogadores defensivamente em duas linhas de 4, com 2 jogadores à frente destas linhas (4-4-2). De posse da bola, o Juventus posiciona seus jogadores com 4 defensores, 2 volantes e 4 atacantes (4-2-4). Outro posicionamento tático já utilizado pelo técnico Alex Alves é a utilização de 3 zagueiros, dando liberdade de apoio ao ataque, aos seus laterais.
O entrosamento juventino tem evoluído. As triangulações pelo lado direito (Thiaguinho, Bruno Xavier e Mazola) e pelo lado esquerdo (João Paulo, Grafite e Wilson) têm saído com mais facilidade. A transição do campo defensivo para o ofensivo também tem evoluído à cada partida, tanto pelo centro (Alê e Cristian) como pelas laterais.
Esta partida decisiva terá início às 10h00, com previsão de altas temperaturas. O técnico Marcelo Veiga, do São Bernardo, tem à sua disposição um banco de reservas mais homogêneo em comparação ao Juventus, que tem em sua maioria jogadores formados nas categorias de base.
A disputa segue aberta, ambas as equipes podem chegar à semifinal. O Bernô tem ao seu lado o fato de jogar no seu estádio, o entrosamento dos seus jogadores e a excelente campanha na primeira fase. O Juventus traz para esta partida uma equipe em evolução técnica, tática e física.
A expectativa é de um jogo equilibrado, com as equipes evitando erros e procurando jogar nos erros do adversário, disputando todos os espaços do campo. Espera-se um jogo muito nervoso.
A torcida grená confia na classificação, confia no seu comandante Alex Alves, confia na garra dos seus jogadores e confia na tradição de sua camisa. Serão 96 anos de história enfrentando um jovem clube de 15 anos.
Silvio Oshiro é torcedor do Juventus, comentarista da Web Rádio Mooca, colecionador de camisas e colaborador do Manto Juventino.