Atibaia vence Juventus de virada e garante vaga na fase final da Série A2

Pela 14ª rodada do Campeonato Paulista Série A2, o Atibaia garantiu a classificação para o mata-mata ao vencer o Juventus por 2 a 1, de virada, no Anacleto Campanella. Lucas Ybom abriu o placar para o Moleque Travesso, Guilherme e Felipe Menezes viraram para o Falcão.

Com o resultado, o Atibaia sobe para a 4ª posição da tabela, chega a 23 pontos e garante a classificação inédita para a fase final. A Portuguesa, primeiro time fora do G8, soma 19 pontos e não pode alcançar o Falcão na última rodada.

Relacionadas

Do outro lado, o Juventus está eliminado da disputa pela fase final. A derrota deixa o Moleque Travesso na 13ª posição com 14 pontos, cinco atrás do 8º colocado Red Bull Brasil. Na parte baixa da tabela, o Moleque Travesso se livra de qualquer chance de rebaixamento.

Primeiro tempo movimentado

O Atibaia foi o primeiro a balançar a rede no Anacleto Campanella, mas o gol foi anulado. Após cruzamento na área, Denison saiu do gol, dividiu com Guilherme e a bola entrou no gol. A arbitragem, porém, viu falta do zagueiro do Falcão no goleiro juventino na disputa.

Logo depois, do outro lado do campo, saiu o primeiro gol da partida aos 15 minutos. Will fez jogada individual pela esquerda, cruzou rasteiro e encontrou Lucas Ybom, que finalizou na grande área, no contrapé de Christofer, abrindo o placar em São Caetano do Sul. 

O gol de empate do Falcão veio aos 27 minutos pelo jogo aéreo, em mais uma disputa entre Guilherme e Denison. Desta vez, após cruzamento de Maicon Douglas da esquerda, o goleiro do Juventus saiu mal do gol, não achou nada e o zagueiro cabeceou para balançar a rede.

Quem não faz leva

Após o intervalo, a chuva apertou e o ritmo da partida diminuiu. Tanto Christofer quanto Denison foram praticamente espectadores durante quase toda a etapa final, com a melhor chance de gol sendo uma cobrança de falta de Gabriel Bonet, pelo Juventus, por cima do gol.

O lance capital do segundo tempo aconteceu aos 43 minutos, quando o árbitro marcou toque de mão de Gledson na área. Na cobrança do pênalti, Joel não enganou Christofer, que foi buscar no canto esquerdo e ainda defendeu no rebote, mantendo o empate.

Logo após o pênalti perdido, o Moleque Travesso pagou o preço. Após contra-ataque pela direita, Felipe Menezes recebeu de Danilo na grande área e finalizou rasteiro, vencendo Denison e garantindo a classificação inédita do Atibaia.

Encerrando a primeira fase

Pela 15ª e última rodada da primeira fase, os dois times voltam a campo no próximo sábado (15), às 15h00. O Juventus recebe o EC São Bernardo, que entra em campo já rebaixado para a Série A3. O Atibaia visita o XV de Piracicaba, que ainda busca a classificação.