Arbitragem é protagonista em três jogos na primeira rodada da Série A2

A primeira rodada do Campeonato Paulista Série A2 de 2021 teve sua dose de polêmicas com a arbitragem. Três jogos da jornada tiveram marcações decisivas para o resultado final.

Dois dos lances em questão geraram reclamações dos clubes envolvidos. Um dos times, inclusive, prometeu enviar um ofício à Federação Paulista de Futebol a respeito da marcação.

Audax 0 x 0 Juventus

Relacionadas

Uma das quatro partidas do sábado (27), primeiro dia de Série A2, Audax 0 x 0 Juventus teve dois momentos importantes da arbitragem: um gol anulado por impedimento e um cartão vermelho. Os dois lances aconteceram no segundo tempo da partida, que terminou sem gols.

No primeiro, o Juventus chegou a balançar a rede com Alvinho, porém o atacante juventino foi flagrado em posição de impedimento pelo árbitro assistente 2, Paulo Cesar Modesto. Teria sido o único gol da partida no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.

Alvinho marcou o gol, mas árbitra sinalizou o impedimento  - Reprodução/Paulistão Play

 

A segunda decisão capital foi nos acréscimos. Em disputa de bola com Will, o lateral-direito Samoel, do Audax, acabou acertando o adversário com um chute com a sola do pé. A árbitra Adeli Mara Monteiro não viu o lance, porém o quarto árbitro Daniel Carlos Luciano Fernandes acusou a jogada perigosa.

Expulso, Samoel desfalca o Audax na próxima partida, diante do Oeste, fora de casa. Na súmula do jogo, o cartão vermelho é atribuído erroneamente ao volante David Lucas.

Sertãozinho 0 x 1 XV de Piracicaba

A partida que gerou mais reclamação aconteceu no domingo (28). O Sertãozinho foi derrotado pelo XV de Piracicaba com gol de pênalti aos 44 minutos do segundo tempo. O juiz Fabiano Monteiro dos Santos marcou a penalidade por toque de mão do zagueiro Michel.

Na segunda-feira, um dia após o jogo, o Sertãozinho publicou uma nota oficial reclamando da marcação. A diretoria prometeu enviar um ofício à Federação Paulista de Futebol a respeito do lance e ainda solicitou que o grupo de arbitragem não atuasse em mais jogos do Touro dos Canaviais nessa Série A2.

Portuguesa 2 x 2 Portuguesa Santista

O único jogo da segunda-feira (1) ficou marcado pelos dois pênaltis em favor da Portuguesa nos minutos finais. O primeiro, cometido por França, foi desperdiçado por Lucas Douglas. Já o segundo, de Luis Felipe, foi convertido por Geovani e fechou o placar do empate por 2 a 2.

Segundo o comentarista de arbitragem Paulo Cesar de Oliveira, do SporTV, os dois pênaltis foram marcados de forma equivocada. Porém, entre os dois lances, o árbitro Lucas Canetto Bellote deixou de marcar uma penalidade de Brumati em Misael segundo o ex-árbitro.

A marcação do segundo pênalti, além de resultar no empate, criou problema para a Portuguesa Santista para a segunda rodada. O lateral-direito Luis Felipe recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e desfalca a Briosa diante do Taubaté no próximo sábado (6).