10 destaques que não ficam para a reta final da Série A2

Com a retomada do Campeonato Paulista da Série A2 programada para o dia 19 de agosto, os clubes fazem os últimos ajustes para definir o elenco que terá a responsabilidade de encerrar a competição. Alguns times, porém, já contabilizaram perdas importantes.

Tida como uma das principais vitrines futebol brasileiro, a Série A2 funciona como um trampolim para que vários atletas consigam vagas em times que disputam uma divisão nacional ou até mesmo realizem o sonho de atuar no exterior. A partir disso, o Escanteio SP listou 10 atletas que se destacaram nas 12 primeiras rodadas e não voltam para a reta final da competição.

Raniele (Portuguesa)

Raniele atuou em todas as partidas da Lusa na A2 - Foto: Divulgação/Portuguesa

 

Relacionadas

Raniele foi um dos pilares da defesa da Portuguesa, a segunda melhor da competição com apenas oito gols sofridos. O zagueiro, inclusive, esteve muito próximo de permanecer na Lusa, mas uma proposta do Jacuipense, time baiano que disputará a Série C do Brasileiro, mudou seu pensamento. Por lá, já fez três partidas, passou a atuar como volante e até balançou as redes diante do Bahia, na segunda partida da semifinal do Estadual.

Gilberto Alemão (XV de Piracicaba)

Gilberto Alemão fez mais de 40 partidas pelo Nhô Quim - Foto: Adriano Rizzo/XV de Piracicaba

 

Líder e xerife do XV de Piracicaba, Gilberto Alemão disputou oito partidas nesta Série A2 e marcou dois gols. Em um ano e meio vestindo a camisa do Nhô Quim, o zagueiro fez 12 gols em 47 jogos. Além de seguro na defesa, ele se destacou cobrando faltas de média e longa distância. Acertou com o Remo e vai disputar a Série C do Brasileiro.

Ferrugem (Monte Azul)

Ferrugem esteve na seleção do Escanteio SP - Foto: Neto Bonvino/São Bento

 

Ferrugem se credenciou a melhor lateral-direito da Série A2. Com liberdade para ir ao ataque, o jogador colecionou assistências, marcou um gol e apareceu como um dos destaques do Monte Azul. Na última semana, foi anunciado pelo São Bento, mas como o regulamento não permite que um atleta defenda duas equipes em uma mesma edição do Paulista, ele poderá atuar pelo novo clube apenas na Série C do Brasileiro.

Tauã (Portuguesa Santista)

Tauã está sem clube - Foto: Divulgação/Portuguesa Santista

 

Ao lado de Rômulo, Tauã formou uma das melhores duplas de volantes das 12 primeiras rodadas da Série A2 e foi um dos responsáveis pela ótima campanha da Briosa. Despertando interesse de equipes da Série B e C do Brasileiro – uma delas foi o Oeste –, o jogador optou por não permanecer na Portuguesa Santista, mas ainda não foi anunciado por outro clube.

Gabriel Terra (Portuguesa Santista)

Gabriel Terra foi emprestado pela Briosa - Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude

 

Aos 23 anos, Gabriel Terra se destacou atuando como o maestro da Portuguesa Santista, cadenciando ou acelerando o ataque. Na Série A2, foram 11 jogos e dois gols. Apostando em um lucro no futuro, a Briosa optou por emprestar o meia-armador ao Juventude com opção de compra. No time jaconero, o jovem já estreou, é o reserva imediato de Renato Cajá e deve ganhar minutos na Série B do Brasileiro.

Ermínio (Taubaté)

Ermínio foi uma das poucas perdas do Taubaté - Foto: Bruno Castilho/E.C Taubaté

 

Ermínio virou manchete nos principais veículos esportivos por conta do golaço diante da Portuguesa. Até uma campanha para que o tento concorresse ao Prêmio Puskas foi lançada. Mas a trajetória do jogador na Série A2 não ficou restrita a um gol bonito. Com cinco gols e três assistências, o veterano de 34 anos apareceu como principal peça do Taubaté, que não conseguiu segurá-lo. Ele acertou com Treze-PB para a disputa da Série C do Brasileiro. Por lá, marcou o gol que levou a semifinal contra o Botafogo-PB para os pênaltis, não desperdiçou sua cobrança e ajudou a colocar o novo clube na final do Paraíbano. 

Marcos Paulo (Monte Azul)

Marcos Paulo marcou oito gols na A2 - Foto: Divulgação

 

Vice-artilheiro da Série A2 e dono da melhor atuação do campeonato – marcou quatro gols na vitória do Monte Azul sobre o Atibaia –, Marcos Paulo foi um dos primeiros a confirmar que não retornaria. Ainda em maio, o atacante acertou com o Boa Esporte para a disputa da Série C do Brasileiro e estreou pela equipe marcando um gol na vitória sobre o Patrocinense, pelo Mineiro.

Bruno Moraes (São Caetano)

Bruno Moraes passou pelo Botafogo - Foto: Divulgação/Botafogo

 

Bruno Moraes teve uma passagem relâmpago pelo São Caetano, mas deixou saudades. Contratado pelo Azulão em meados de fevereiro, o General disputou apenas cinco partidas, porém balançou as redes quatro vezes, figurando como nome importante do clube na reação dentro da Série A2. O atacante concretizou seu retorno para o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, em junho.

Pedro Bortoluzo (Votuporanguense)

Pedro Bortoluzo se destacou pelo CAV - Foto: Rafael Bento/CAV

 

Após ter um 2019 aquém das expectativas por conta de lesões, Pedro Bortoluzo acertou com o Votuporanguense para ter um ‘recomeço’ na carreira. No CAV, marcou cinco gols em 10 jogos e é um dos responsáveis pela equipe ter chances reais de se livrar do rebaixamento. O centroavante revelado pelo São Paulo não fica para a reta final da A2, já que embarcou nesta semana para Portugal, onde defenderá o Oliveirense, da segunda divisão.

Léo Castro (Juventus)

Léo Castro é o artilheiro da Série A2 - Foto: Ale Vianna/C.A.Juventus

 

Com nove gols em 12 jogos, Léo Castro foi o principal nome do Juventus e quiçá da Série A2 nas primeiras rodadas. Vinculado à Ferroviária, o atacante de 26 anos não permanecerá no Moleque Travesso e, a princípio, vai defender o time de Araraquara na Série D do Brasileiro. O goleador chegou a ser especulado no América-RN.

Entre para os grupos do Escanteio SP no Whatsapp para receber as notícias do seu time em primeira mão!