Saiba quando começa, participantes e diretrizes da Copa Paulista 2024

A FPF detalhou o número de participantes, a distribuição das vagas e a data prevista para o início da Copa Paulista 2024

A Federação Paulista de Futebol (FPF) detalhou em resolução publicada no dia 1 de fevereiro as diretrizes da Copa Paulista de 2024. O torneio será disputado por 32 equipes e tem previsão de início no dia 16 de junho.

As vagas serão distribuidas para os seguintes times: oito melhores do Paulistão, oito melhores do Paulistão Série A2, oito melhores do Paulistão Série A3 e oito melhores do Paulistão Série A4.

Em caso de desistência, as vagas seguem para os próximos times da tabela de classificação, respeitando a ordem de cada divisão. Clubes que vão disputar a 2ª Divisão não podem participar, assim como os dois rebaixados do Paulistão Série A4.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2023-08-10-as-15.39.04.jpg

+ Quer receber relatórios e indicações de apostas dos clubes das Séries A2, A3 e A4? Veja mais informações!

Na resolução, a FPF também anunciou que o conselho técnico do campeonato está previsto para o início da segunda quinzena de abril, onde os participantes definirão a fórmula e o período de disputa.

Como premiação, o campeão da Copa Paulista de 2024 seguirá podendo escolher entre uma vaga na Copa do Brasil, ou na Série D do Brasileiro. A vaga restante fica para o vice-campeão.

Em 2023, a Copa Paulista contou com 18 times e teve a seguinte fórmula: primeira fase dividida em três grupos de seis participantes; segunda fase em mata-mata, com início a partir das quartas de final. A Portuguesa Santista foi campeã superando o São José na decisão - a Briosa optou pela vaga na Copa do Brasil, enquanto a Águia ficou com a vaga na Série D.

A última vez que a competição teve 32 times foi em 2009, quando o Votoraty, comandado por Fernando Diniz, foi campeão sobre o Paulista.