Em mercado silencioso, Portuguesa e Atibaia começam 2021 fazendo barulho
O mercado de transferências do futebol paulista passou a virada do ano em calmaria. Poucos times das Séries A2 e A3 têm divulgado contratações e renovações para o Paulistão – a maioria ainda não deu pistas concretas sobre o elenco para a próxima temporada.
Porém dois times têm se diferenciado dos demais nesse quesito. Portuguesa e Atibaia têm feito questão de anunciar todos os passos da montagem do elenco para 2021, sejam renovações com jogadores ou contratação de novas peças.
Relacionadas
Atual campeã da Copa Paulista, a Portuguesa tenta manter a maior parte do elenco que a levou de volta ao cenário nacional do futebol. Até agora foram confirmadas cinco renovações: o zagueiro Diego Sacomam, os meio-campistas Walfrido, Geovani e Raphael Luz, o atacante Maykinho e o técnico Fernando Marchiori têm permanência garantida no Canindé.
Além disso, a Lusa também anunciou o primeiro reforço para 2021 no segundo dia do ano: a contratação do experiente meia Léo Jaime, que estava no São Bernardo. A negociação, além de aprimorar o elenco, desfalca um rival direto na disputa pelo acesso à Série A1.
Enquanto a Portuguesa já era uma das favoritas a subir, o Atibaia tenta se colocar de vez como um dos principais postulantes ao acesso inédito após uma campanha de meio de tabela na A2 de 2020. Para isso, já anunciou a renovação com 12 atletas que disputaram a Copa Paulista e chegaram às oitavas de final.
O destaque do Falcão, porém, são os reforços de peso, com destaque para os zagueiros Dogão, que disputou última A2 pelo Taubaté, e Jean Pablo, que atuou na A1 pela Inter de Limeira. A dupla foi anunciada ainda em 2020 e ganhou a companhia do volante Alê, ex-Juventus, anunciado neste domingo (3).
A atuação de Portuguesa e Falcão difere dos outros times, que se dividem em dois grupos principais. Alguns dos clubes já tinham contratos longos com boa parte dos jogadores, como o São Bernardo, enquanto a maioria precisa buscar atletas ou tem somente pré-acordos, ainda sem formalizar os contratos.
Com quase dois meses até o início da Série A2, os clubes ainda têm bastante tempo para organizar e preparar seus elencos. O segundo escalão do Campeonato Paulista está previsto para começar no dia 28 de fevereiro.