Melhores jogadores da Série A2 de 2022: posições 10 a 1
Na semana que antecede o início do Campeonato Paulista Série A2 de 2022, o Escanteio SP escolheu em votação interna os 50 melhores jogadores dentre os inscritos ou anunciados pelos 16 clubes participantes. A lista será divulgada diariamente, com 10 atletas por vez.
O ranking está fechado a partir da véspera da primeira publicação (21). Dessa forma, a lista será mantida independentemente de contratações, saídas ou lesões nos clubes.
Cronograma da divulgação
- Posições 50-41: 21 de janeiro (sexta-feira)
- Posições 40-31: 22 de janeiro (sábado)
- Posições 30-21: 23 de janeiro (domingo)
- Posições 20-11: 24 de janeiro (segunda-feira)
- Posições 10-1: 25 de janeiro (terça-feira)
10: Guilherme Mattis – zagueiro, Taubaté
Relacionadas
Aos 31 anos, o zagueiro deve ser o xerife da retaguarda do Taubaté e vai em busca do seu segundo acesso na competição – foi vice-campeão com o Bragantino em 2017. Em 2020, enquanto defendia o São Bernardo, ele foi eleito pelo Escanteio SP para a seleção da Série A2.
9: Leandro – goleiro, Portuguesa Santista
Leandro foi o principal fator que separou a Portuguesa Santista da luta contra o rebaixamento para a Série A3 em 2021. Mesmo após um desempenho abaixo do esperado na Copa Paulista, emprestado ao Taubaté, o goleiro tem crédito por ter sido o melhor da posição na última Série A2 e será um dos pilares da Briosa em 2022.
8: Christianno – volante, São Caetano
Lateral de origem, o jogador de 30 anos cresceu de produção atuando pelo São Caetano como volante. Ele foi o meio-campista com mais participações em gols na Copa Paulista e foi escolhido pelo Escanteio SP para a seleção do torneio. Chega em alta para a Série A2 e deve ser um dos principais jogadores do Azulão.
7: Luis Ricardo – lateral-direito, Portuguesa
Mesmo aos 37 anos, Luis Ricardo foi o melhor lateral-direito da última Série A2 pelo Água Santa e coroou o desempenho individual com o acesso à elite. Em 2022, tem tudo para ser novamente o melhor da posição, desta vez pelo elenco estrelado da Portuguesa.
6: Daniel Costa – meia, Portuguesa
O meia de 33 anos atuou por times de Série B e C do Brasileiro nas últimas temporadas, fez uma ótima Série A2 pelo XV de Piracicaba em 2020 e foi o terceiro jogador com mais assistências do último Paulistão atuando pelo São Bento. Pode ser decisivo na bola parada.
5: Bambam – atacante, Taubaté
O Taubaté montou um time para brigar pelo acesso em 2022 e Bambam representa isso. O atacante de 27 anos foi um dos artilheiros da Série A2 de 2020, empatado com Léo Castro com 9 gols, e colocou outras 9 bolas na rede no ano passado. Se mantiver o nível em 2022, ele eleva o Burro da Central a um dos melhores times do campeonato.
4: Marzagão – volante, Portuguesa
Após ser vice-campeão da última Série A2 com o Água Santa, Marzagão se transferiu para a Portuguesa e logo se tornou um dos pilares do time rubro-verde. O volante de 34 anos se destaca por sua regularidade e vai em busca do seu terceiro acesso no futebol paulista.
3: Thiago Carleto – lateral-esquerdo, Juventus
Thiago Carleto chega ao Juventus para ser o principal nome do clube e um dos maiores de toda a Série A2. Com passagens por vários times de Série A de Brasileirão, o lateral-esquerdo tem tudo para ser um dos melhores jogadores do campeonato se ficar em campo – a técnica é inquestionável, mas ele sofreu com lesões e disputou apenas 3 jogos em 2021.
2: Léo Castro – atacante, Portuguesa
O atacante de 27 anos tem em seu currículo títulos de Série A2, A3 e Copa Paulista. Na última temporada, foi campeão da A2 com o São Bernardo. Além dos troféus, Léo Castro é um goleador nato nas divisões de acesso do futebol paulista. Só nas últimas seis temporadas, foram mais de 50 gols levando em consideração Série A2, Série A3 e Copa Paulista.
1: Sandoval – zagueiro, XV de Piracicaba
Único bicampeão do Troféu Escanteio SP como melhor zagueiro da Série A2, Sandoval vai defender o título individual pelo XV de Piracicaba após conquistá-lo por São Caetano e Oeste. O veterano de 35 anos tem uma presença imponente na zaga e é importante ao orientar o posicionamento dos companheiros, além de ser uma arma na bola aérea.