Como está o planejamento do Juventus para a Copa Paulista

Após eliminação na primeira fase no Campeonato Paulista Série A2, o Juventus voltou suas atenções à Copa Paulista. Ao terminar o Paulistão na 10ª posição, o Moleque Travesso atingiu o índice técnico para disputar a competição no segundo semestre sem depender da desistência de clubes em melhor colocação.

Sob comando de Fahel Júnior, contratado na reta final da Série A2, o Juventus tenta fazer boa campanha e disputar novamente uma competição nacional. A última vez foi em 2008, quando o clube da Mooca disputou a Copa do Brasil justamente após vencer a Copa Paulista em 2007.

Relacionadas

"Eu penso em entrar na competição para buscar uma vaga nacional. Seria bom para o Juventus, bom para a valorização dos atletas, para a valorização da comissão técnica e do treinador. Eu penso em entrar na competição buscando uma vaga e buscando ser campeão", disse o técnico Fahel Júnior com exclusividade ao Escanteio SP.

Após a eliminação na Série A2, o elenco juventino entrou de férias e retornará às atividades na próxima segunda-feira (31). A partir da próxima semana, o clube vai definir a situação contratual dos jogadores remanescentes e iniciar os trabalhos visando a competição, que ainda não tem data marcada para começar.

Planejamento do elenco

Para a Copa Paulista, o Juventus planeja manter alguns dos jogadores que disputaram a Série A2. Ainda não há definição quanto às renovações contratuais, porém a comissão técnica pretende contar com a maioria dos jogadores que atuaram na última rodada do campeonato, na vitória por 2 a 1 contra o EC São Bernardo no dia 15 de maio.

Na ocasião, o Juventus começou entrou em campo com Vitor Omena; Negueba, Pablo, João Paulo e Rubens; Cristian Renato, Lucas Ybom, Raphinha e Gabriel Bonet; Dudu e Alfredo. Nicholas, Nathan, Athyrson e Gabriel Masson entraram no decorrer da partida, enquanto Matheus (goleiro), João Victor e Gabriel Mafei ficaram no banco.

Dos jogadores em questão, oito têm contrato com o clube até o final do ano – todos formados nas categorias de base. Segundo os registros da Federação Paulista de Futebol, todos os veteranos, além de Vitor Omena, Nathan e Nicholas, têm vínculo encerrando entre 31 de maio e 30 de junho, precisando renovar para continuar na equipe grená.

Concorrência do Brasileirão

Além dos jogadores que atuaram na última rodada da Série A2, a comissão técnica tem interesse em renovar com alguns dos titulares da campanha. Um dos empecilhos é o mercado do Campeonato Brasileiro, com 108 clubes entre as séries B, C e D, incluindo 12 paulistas.

"Os atletas que vão sair são aqueles que têm propostas. Os que tiverem propostas de Série B e Série C é difícil competir. Mesmo esses que eu quero que fique, ainda está todo mundo em aberto porque os contratos terminam em maio. Terminando em maio, se eles tiverem propostas, eles podem sair. Alguns já se despediram", disse Fahel Júnior.



No mercado

Além da manutenção de parte do elenco, o Juventus irá ao mercado em busca de reforços pontuais, principalmente para repor as saídas. Antes de contratar atletas de fora, a comissão técnica quer definir a situação contratual dos jogadores da Série A2 que podem continuar.

"Vai encerrar a Série A3, vai encerrar a Série A2, tem atletas que talvez não tenham mercado nacional que possam ter interesse em ir para o Juventus. Vamos ver o desempenho desses atletas que jogaram Série A2, Série A3 e até Série A1, ver se há condições de trazer para o clube", revelou Fahel Júnior.

Base será importante

Como vários jogadores da Série A2 não devem permanecer para a Copa Paulista, o técnico Fahel Júnior pretende dar tempo de jogo aos atletas promovidos da base. Alguns, como o zagueiro Pablo e o volante Cristian Renato, foram titulares durante o campeonato.

"Todos os meninos que pertencem ao Juventus e são oriundos da base têm 100% de chance de ficar. Eu não tenho problema de dar oportunidade, não tem problema de idade comigo. Para mim, jogador bom não tem idade", afirmou o treinador. "O Juventus tem uma base muito forte, tem garotos que mostraram personalidade na Série A2 e vão ter oportunidade".