Ponte Preta deve fazer FPF ter dor de cabeça com datas da Série A2
Com o time campineiro na Série B e provavelmente participando da Copa do Brasil, a entidade terá dificuldades para adequar as datas do torneio
A presença da Ponte Preta na Série A2 do Campeonato Paulista deve causar uma grande dor de cabeça à Federação Paulista de Futebol (FPF). Com o time campineiro na Série B e provavelmente participando da Copa do Brasil, a entidade terá dificuldades para adequar as datas e poderá tornar a competição ainda mais corrida.
Neste ano, a Série A2 começou no dia 26 de janeiro e terminou no dia 17 de abril. Entre a primeira rodada e o segundo jogo da final, a competição durou 81 dias - sem contar Oeste e Monte Azul, que tiveram uma partida antecipada por conta da participação do time de Barueri na Copa do Brasil. Deste modo, os finalistas fizeram uma partida a cada 3,8 dias.
Relacionadas
Para a próxima temporada, a FPF terá que encerrar o torneio provavelmente cerca de sete dias antes, no final de semana do dia 8 de abril. Isso porque a Série B, que contará com a presença da Ponte Preta e pode ter também o Novorizontino, começará no dia 15 de abril, conforme calendário divulgado pela CBF. O Tigre luta contra o rebaixamento na atual edição.
Se a FPF optar por não antecipar o começo da Série A2 em relação à última edição, o torneio deve iniciar no dia 25 de janeiro, uma quarta-feira, data que normalmente é reservada para a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta hipótese, a competição duraria 75 dias, fazendo com que os finalistas tenham que jogar uma partida a cada 3,5 dias.
A FPF, entretanto, teria apenas uma 'semana livre', sem jogos de quarta-feira, neste cenário, mas a participação da Ponte Preta na Copa do Brasil pode tornar a opção inviável. O clube campineiro deve conseguir a classificação para a competição por meio do ranking da CBF. A primeira fase da Copa do Brasil está marcada para o dia 1º de março e a segunda para o dia 8 do mesmo mês. Finalista da Copa Paulista, o XV de Piracicaba é outro time que pode disputar o torneio nacional.
Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
Diante deste cenário, a FPF tem duas possibilidades reais: antecipar o começo da Série A2 ou mudar o formato do torneio. Caso opte por antecipar o início do torneio, a FPF teria os finais de semana dos dias 15 e 22 ou o meio de semana do dia 18 de janeiro como datas disponíveis para a primeira rodada. Quanto mais cedo o certame começar, mais tranquilidade a entidade terá para readequar os jogos da Ponte Preta com a provável participação na Copa do Brasil. Isso também ajudaria os clubes a terem uma ou duas semanas livres para treinos ao longo da primeira fase.
A outra possibilidade seria uma mudança no formato do torneio. Em 2018, quando Oeste e Guarani disputaram a Série A2 e estavam na Série B do Brasileiro, a competição não teve quartas de final. Os quatro melhores classificados da primeira fase foram direto às semifinais. De 2019 para cá, a competição passou a premiar os oito melhores com a classificação ao mata-mata. O retorno do formato de 2018 faria o torneio ter 19 datas, duas a menos que as últimas quatro edições.
Todas essas possibilidades serão discutidas com os clubes no Conselho Técnico, que deve acontecer, a princípio, nos primeiros dias de novembro. A FPF costuma ouvir bastante as equipes nestes casos e pode até mesmo colocar as opções em votação. De qualquer modo, a Série A2 do Campeonato Paulista de 2023, assim como na última temporada, deverá ser bastante desgastante aos atletas e vai exigir dos clubes um bom elenco.
+ XV de Piracicaba tem melhor público da Copa Paulista com mais de 13 mil presentes