Francana define estratégia de montagem do elenco da Bezinha de 2023

O clube esmeraldino vai começar a sua sétima temporada na quarta divisão paulista em 2023

* Texto escrito pelo nosso colunista Guilherme Faber, torcedor da Francana e jornalista dos sites Alto Astral, Yahoo e Terra

A Francana definiu a estratégia de montagem do seu elenco da Bezinha de 2023, ou seja, vai haver uma mescla de jogadores oriundos de Franca e região e de outros nomes, que são nascidos fora do “eixo” norte e nordeste paulista. Uma fonte da diretoria do clube confirmou com exclusividade para o Escanteio SP nesta sexta-feira (23).  

Relacionadas

“Não começaram a contratar ainda. Vai ser uma mescla. Eles (diretores) perceberam que se for só (jogador) da cidade o time ‘cai’”, alegou essa fonte, que solicitou a preservação de sua identidade, em contato com a reportagem do Escanteio SP.

A Veterana foi a campo no ano de 2022 sob mandato “tampão” de Rafael Diniz, que optou por fazer a sua comissão técnica e jogadores com origens francanas. Essa escolha resultou em dez pontos conquistados, com a quarta colocação no Grupo 3 e no total de três vitórias, quatro empates e três derrotas.

Esse desempenho deixou a “Veterana” fora da segunda fase da B1 de 2022 e na 21° posição na classificação geral, que é perto do descenso. Rafael justificou na posse do seu novo mandato em 6 de julho de 2022 que esse período de curta duração serviu para conhecer a parte jurídica e administrativa da agremiação.  

+ Entre no grupo gratuito do Escanteio SP no Telegram e receba indicações de apostas
+ Entre no grupo do Escanteio SP no Telegram e receba notícias do seu time

A Francana sabe que não há muitos recursos à sua disposição neste torneio e o seu alento fica pelo relacionamento de Rodrigues com os gigantes mineiros Atlético, Cruzeiro e América. O treinador já procurou alguns staffs para indicações ao seu elenco. 

Inclusive, foi Wantuil que trouxe Tico Mineiro, William Capita, Jaiminho, Da Silva e Glaydson para o elenco de 2002, que quase subiu para A1 do Paulista depois das derrotas para o Marília na decisão da A2 e para Portuguesa Santista na repescagem, respectivamente.

Outras contribuições de Rodrigues para Veterana foi o “papel” decisivo na contratação do experiente meia Elivélton para as temporadas de 2007 e 2008 e na parceria firmada com o Coelho de Belo Horizonte entre os anos de 2011 e 2012.

A certeza do grupo francano para 2023 até aqui é o retorno do “trio” Negueba, Léo Melo e Victor Garcia, que voltou de empréstimo depois de defender o Contagem-MG na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, torneio equivalente à Série A3 do Campeonato Paulista.

Outro Lado da Francana

Exceto a contratação o técnico Wantuil Rodrigues, o clube despista sobre esse assunto devido a preparação do seu time Sub-20 para disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Veterana compõe o Grupo 8 ao lado de Guarani, Cruzeiro-AL e Grêmio. Todas as partidas dessa chave serão realizadas no Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho “Lanchão”, em Franca (SP).

Ainda vai haver o conselho da FPF (Federação Paulista de Futebol) para definição dos times, calendário e regulamento da Bezinha de 2023. Questionado sobre o elenco da Bezinha, o diretor financeiro da Francana, Anderson Pereira, se negou a dar declaração.