Série A3: relembre os artilheiros das últimas 10 edições do torneio
O Campeonato Paulista da Série A3 começa no dia sete de março, a menos de um mês. Diante deste cenário, o Escanteio SP relembra os artilheiros das últimas edições do terceiro nível do futebol estadual.
2011: Reginaldo (Velo Clube)
Com 16 gols, Reginaldo foi o artilheiro da Série A3 de 2011 e ajudou o Velo Clube a conquistar o acesso. Após se destacar no Galo Vermelho, ele ainda rodou por Taubaté, Flamengo-SP, Elosport e Atibaia até se aposentar em 2017, aos 36 anos.
2012: Silas (Capivariano) e Billy (Guaçuano)
Relacionadas
Com 15 gols marcados, Silas, do Capivariano, e Billy, do Guaçuano, foram os artilheiros da A3 de 2012, mas apenas o primeiro ficou com o acesso. Silas, entretanto, foi diagnosticado com leucemia em 2014, mas seguiu atuando até 2017. Em 2018, após cinco meses internado, o centroavante faleceu aos 31 anos em decorrência da doença.
Billy, por sua vez, segue atuando até hoje. Aos 33 anos e depois de passagens por Grêmio Barueri, América-PE, Toledo-PR, Fernandópolis e pelo futebol angolano, entre outros, ele vai defender o Pacajus na elite do futebol cearense.
2013: Jackson Five (Flamengo-SP)
Com 20 gols em 23 jogos, Jackson Five foi o artilheiro da Série A3 de 2013, mas não conseguiu ajudar o Flamengo de Guarulhos a conseguir o acesso. Posteriormente, ele passou por São Caetano, Matonense, Velo Clube, Batatais, Patrocinense e Atibaia. Seu último clube foi o Noroeste, em 2019. Ele tem 33 anos.
2014: Dairo (Independente de Limeira)
Com 11 gols, Dairo foi o artilheiro isolado da Série A3 de 2014 pelo Independente de Limeira, que foi vice-campeão e ficou com o acesso. O atacante ainda rodou por Madureira-RJ, Monte Azul, Votuporanguense, Barra da Tijuca-RJ e XV de Piracicaba. Ele encerrou a carreira em 2017, aos 28 anos.
2015: Anderson Cavalo (Votuporanguense)
Com 16 gols, Anderson Cavalo foi peça importante no acesso do Votuporanguense na Série A3 de 2015, quando o CAV ficou com o vice-campeonato. Após ser artilheiro do terceiro nível estadual, o centroavante passou por São Bento, Novorizontino, Vila Nova-GO, Portuguesa-RJ, Portuguesa, Juventus-SC, Sertãozinho, Pouso Algre-MG, Imperatriz, Cascavel-PR e Iporá, onde deve disputar a primeira divisão goiana. Está com 34 anos.
2016: Ermínio (Rio Preto)
Com 14 gols, Ermínio foi o artilheiro da Série A3 de 2016 pelo Rio Preto, time que conseguiu o vice-campeonato e ficou com o acesso. Após se destacar pelo Jacaré, o centroavante passou por São Caetano, Fluminense de Feira, São Bernardo, Taubaté, Treze-PB e está na Portuguesa, onde deve disputar a Série A2 deste ano.
2017: Léo Castro (Nacional-SP)
Com 11 gols em 24 jogos, Léo Castro foi campeão e artilheiro da Série A3 de 2017 pelo Nacional-SP. Após se destacar pelo Naça, o atacante passou por Ferroviária, Oeste, Red Bull Brasil, Juventus e Paraná. Além de goleador da A3, ele foi artilheiro da Série A2 e da Copa Paulista na sequência da carreira. Valorizado no mercado paulista, ele vai defender o São Bernardo na A2 deste ano.
2018: Gabriel Taliari (Capivariano)
Aos 21 anos, Gabriel Taliari foi o artilheiro da Série A3 de 2018, com 16 gols em 20 jogos. O atacante, porém, viu o Capivariano, seu time, ser eliminado pelo Atibaia na semifinal, ficando sem o acesso. Depois de se destacar, o jogador foi emprestado para Athletico Paranaense e Mirassol. Atualmente ele está no Ituano, mas ainda tem vínculo com o Capivariano.
2019: Marcondele (Audax) e Lucas Douglas (Desportivo Brasil)
O meia Marcondele foi o artilheiro da Série A3 de 2019, vencida justamente por seu clube, o Audax. Foram 11 gols em 21 jogos pelo time de Osasco. Após se destacar no estadual, Marcondele foi emprestado para a Ponte Preta, mas retornou ao Audax, onde está hoje.
Lucas Douglas, por sua vez, dividiu a artilharia com Marcondele, mas não conseguiu o acesso. O Desportivo Brasil parou nas semifinais para o Monte Azul. Após marcar 11 gols em 17 jogos, o atacante foi para o Cascavel e depois para a Portuguesa, clube pelo qual foi campeão da última Copa Paulista. Ele segue na Lusa.
2020: Lucas Duni (Velo Clube)
Lucas Duni foi o grande nome do Velo Clube na conquista do título da Série A3, o primeiro do clube na era profissional do futebol brasileiro. O centroavante marcou nove gols em 18 jogos, terminou como artilheiro isolado e ajudou o Galo Vermelho na histórica conquista. Ele segue no clube para a Série A2 deste ano.