Noroeste encerra atividades, rescinde contratos e apoia fim do Paulista

Com o Campeonato Paulista Série A3 paralisado e sem data para retorno, o Noroeste está fechando as portas até dezembro. Em comunicado, o líder isolado do campeonato, já classificado para a fase final, afirma que não vai renovar os contratos expirados e vai rescindir os vigentes.

No comunicado, o presidente Rodrigo Gomes afirma que o Norusca planeja voltar à ativa no final do ano e conta com o acesso à Série A2. "O Paulista 2020 acabou. O Noroeste reabrirá em dezembro para a pré-temporada da Série A2 de 2021. Aguardamos a oficialização do Acesso para recontratar os profissionais da comissão técnica e jogadores. Contamos com o bom senso e definição da Federação".

Relacionadas

Com atividades interrompidas até dezembro, o Noroeste vai dispensar os 51 funcionários sob contrato com o clube. Isso inclui sete atletas que têm contrato em vigor com o Norusca segundo registros da Federação Paulista de Futebol.

O Noroeste busca, com o final do campeonato, o acesso apoiado na grande campanha da equipe na primeira fase da Série A3. No momento da paralisação, o clube de Bauru era líder incontestável da competição com 26 pontos conquistados de 33 disputados. O segundo colocado, EC São Bernardo – cujo acesso também é defendido pelo Noroeste – soma 20 pontos. O Desportivo Brasil, oitavo colocado da A3, tem 14 pontos.

Veja a seguir o comunicado do Noroeste

O peso da quarentena provocada pela pandemia de coronavírus, somado com inexistência de receita e o não retorno do Campeonato Paulista, traz sequelas na subsistência dos clubes da Série A3. Para o Noroeste, líder isolado da divisão, dono da melhor campanha, único classificado e com o maior público, não é diferente.

O clube comunica, nesta quarta-feira (3), que está suspendendo totalmente suas atividades e fechando a sede por tempo indeterminado. Todos os 51 profissionais do clube terão seus contratos encerrados (ou não renovados). O motivo é falta de recurso, além de um campeonato que não tem data para retorno e já deveria ter sido encerrado. Se despedem do clube todos os jogadores do atual elenco, cujas datas de 90% dos contratos expiraram em maio, a comissão técnica, profissionais de manutenção, cozinha, lavanderia, vigilância, administrativo e comunicação. Todos notificados internamente. As redes sociais do Norusca, que somam mais de 57,8 mil seguidores em Facebook e Instagram, também estarão congeladas a partir de amanhã, por tempo indeterminado.

A direção do clube vai providenciar vigilância terceirizada para preservar o patrimônio. A segunda parcela dos 50% dos salários acordados serão efetuados e depois os contratos serão formalmente rescindidos.

PELO ACESSO
O Noroeste havia defendido, em meados de março, o término da competição em campo, desde que ela ocorresse até o mês de junho. O posicionamento oficial do clube, agora, é do encerramento do estadual e que os Acessos à Série A2 de 2021 sejam efetivados para o líder Noroeste e o vice-líder São Bernardo.

A diretoria não aceita o retorno sem segurança sanitária, sem torcida e de forma deficitária. Os patrocínios foram encerrados, sem prazo para retorno, e a cota da Federação não foi paga aos clubes porque o estadual não retornou.

“O Paulista 2020 acabou. O Noroeste reabrirá em dezembro para a pré-temporada da Série A2 de 2021. Aguardamos a oficialização do Acesso para recontratar os profissionais da comissão técnica e jogadores. Contamos com o bom senso e definição da Federação. Não é a decisão que gostaríamos, mas não há outra decisão a ser tomada senão esta”, disse o presidente Mosca.