Atibaia: informações, possível escalação e pelo que deve brigar na Série A2
O Atibaia está fazendo o maior investimento de sua história para alcançar o inédito acesso à elite do futebol paulista. Após dois anos passando perto de ir ao mata-mata do Campeonato Paulista da Série A2, o Falcão decidiu abrir o bolso, mesclou jogadores experientes com jovens valores e formou um elenco capaz de brigar de igual para igual com times de maior tradição.
Fundado em 2005, o Atibaia disputou a Série A2 pela primeira vez em 2019. Nas duas últimas temporadas, o Falcão fez campanhas seguras, sem correr riscos de descenso, mas bateu na trave em ambas as oportunidades e não conseguiu ir à segunda fase. Em 2021, o clube decidiu reduzir o número de jovens do elenco e contratar atletas experientes, tanto na divisão quanto no cenário do futebol brasileiro.
Relacionadas
Entre os conhecidos do futebol nacional, chegaram os volantes Cristian (ex-Corinthians) e Alê (ex-São Paulo), além do atacante Luan (ex-Palmeiras). Conhecedores da divisão, os zagueiros Jean Pablo e Dogão também aparecem como pilares de experiência da equipe. Por outro lado, o clube seguiu apostando em jovens de potencial, como o goleiro Christofer e o meia-atacante João Felippe, o Pequeno.
+ Apostador? Assine o Escanteio SP e receba relatórios sobre as Séries A2 e A3
Além disso, o Atibaia assegurou a permanência de 12 atletas que disputaram a última Copa Paulista, entre eles o ídolo Paraíba, o lateral Carlinhos e o meia Danilo, que já vai para sua quarta temporada consecutiva no clube. O comando técnico ficará por conta de Carlão Souza, auxiliar que foi efetivado para dirigir a equipe.
“Os salários são realmente acima do que o Atibaia já pagou em sua história. E os que ficaram também não foi fácil para renovar. Todos tivemos que aumentar salário. Nossa premiação vai ser muito grande, monstruosa. Se a gente ganhar todos os jogos em um mês, nossa premiação será maior que a folha de pagamento. O investimento é audacioso, mas temos muito trabalho a ser feito. Só dinheiro não resolve”, disse o presidente Alexandre Barbosa.
Reforços e possível escalação
- Goleiro: Christofer (Capivariano)
- Zagueiros: Dogão (São Bento) e Jean Pablo (Inter de Limeira)
- Volantes: Alê (Juventus), Cristian (Juventus) e Maicon Douglas (Sampaio Corrêa-RJ)
- Meia: João Felippe (Itararé)
- Atacantes: Gênesis (União Rondonópolis-MT), Gustavo Henrique (Mirassol), Luan (Oeste), Michael Paulista (Athletic Club-MG) e Wesley Tanque (Comercial)
Possível escalação: Christofer; Vinícius, Dogão, Jean Pablo e Carlinhos; Alê, Cristian e Danilo; Paraíba, Gustavo Henrique (Wesley Tanque) e Luan .
Pelo que deve brigar
Com os remanescentes e as contratações, o Atibaia formou um dos melhores elencos da Série A2. Além disso, terá no comando um treinador que conhece o clube e a maneira da qual o Falcão gosta de jogar: propondo o jogo. Carlão, inclusive, foi bem na maioria das vezes em que foi acionado, como na Copa Paulista de 2018, quando levou a equipe às semifinais.
Nesta temporada, entretanto, não foi só o Atibaia que investiu pesado. Água Santa, XV de Piracicaba, Portuguesa e São Bernardo também abriram o bolso e estão formando ótimos elencos para a Série A2 que promete ser a de melhor nível técnico dos últimos anos. De qualquer modo, o Falcão tem boas chances de ir ao mata-mata e brigar pelo tão sonhado acesso.