Após paralisação, Série A2 terá maratona de jogos em abril e maio

A paralisação do Campeonato Paulista Série A2 durante a fase emergencial do Plano São Paulo trouxe um desafio a mais para os clubes. Com menos datas disponíveis pelo adiamento das 5ª, 6ª e 7ª rodadas, o restante do torneio será uma maratona.

Pela previsão da Federação Paulista de Futebol, a primeira fase da Série A2 será retomada no dia 31 de março e vai terminar em 5 de maio após a realização de 11 rodadas. Dessa forma, os times terão jogado 11 partidas no intervalo de até 36 dias, média de um jogo a cada 3,2 dias.

Relacionadas

A agenda repleta de jogos não é tão diferente da previsão inicial. Sem a paralisação, os times disputariam as 11 rodadas restantes da primeira fase entre 19 de março e 24 de abril, um total de 37 dias, apenas um a mais do que a nova previsão.

Para cumprir todo o calendário, os clubes terão de atuar duas vezes por semana durante as cinco semanas e meia entre a retomada e o final da primeira fase. Tanto a 5ª rodada quanto a 15ª rodada estão programadas para quarta-feira.

Os times que chegarem à fase final darão sequência à maratona, agora com uma data de jogo a menos. Com o encerramento da primeira fase no dia 5 de maio, quarta-feira, o mata-mata começa já no dia 9, domingo.

Conforme a nova previsão da FPF, as quartas de final serão disputadas em 9 e 12 de maio, com as semifinais ocorrendo nos dias 16 e 19. Antes, haveria uma semana completa entre a ida e a volta das semifinais, que valem o acesso à Série A1.

As finais ainda não têm datas definidas, porém vão acontecer depois da previsão original, 22 de maio. A Federação Paulista e os clubes vão definir em conselho técnico os novos dias para a realização da decisão.