Veja os clubes que já confirmaram presença na Copa Paulista (e quem pode confirmar)
Copa Paulista de 2023 tem 13 times confirmados e vários outros clubes que ainda podem participar; veja a lista até agora
A Copa Paulista de 2023 está a pelo menos dois meses de começar e já está tomando forma, com vários clubes confirmando presença antes do conselho técnico entre a Federação Paulista de Futebol e os participantes, que acontece na próxima segunda-feira (24) e vai definir a fórmula de disputa.
Veja a seguir todos os clubes que já confirmaram publicamente que vão jogar a Copa Paulista no segundo semestre, além de times que não devem disputar a competição.
Clubes confirmados na Copa Paulista
Relacionadas
COMERCIAL
Um dos primeiros times a anunciar publicamente sua participação na Copa Paulista foi o Comercial, um dos líderes de participações na competição com 18 no total. O Bafo voltará a ser comandado por Gustavo Marciano e o elenco terá remanescentes do Paulistão Série A2, jogadores das categorias de base e jovens atletas contratados para a competição.
GRÊMIO PRUDENTE
Classificado para as semifinais do Paulistão Série A3, o Grêmio Prudente fará sua estreia na Copa Paulista. O Carcará confirmou presença e vai disputar a competição pela primeira vez, dando sequência ao trabalho que já trouxe um acesso na 2ª Divisão e levou a equipe às semifinais da A3.
JUVENTUS
O Moleque Travesso não chegou a anunciar publicamente sua participação na Copa Paulista, mas tanto o presidente Tadeu Deradeli quanto o técnico Jorginho, que ainda negocia sua permanência, têm projeto para a competição do segundo semestre. O elenco tem alguns remanescentes confirmados, como o goleiro André Dias e o zagueiro Diego Sacomam, e também contará com atletas da base.
MARÍLIA
Logo após a eliminação no Paulistão Série A3, o Marília confirmou sua participação na Copa Paulista e mudanças no departamento de futebol. O técnico Guilherme Alves e o diretor de futebol Vagner Silva deixaram o clube, enquanto Flávio Alves chega para ser o novo executivo de futebol.
NOROESTE
O Noroeste também confirmou participação na Copa Paulista logo após a ótima campanha no Paulistão A2, chegando às semifinais. O Norusca renovou com o técnico Moisés Egert e algumas peças importantes da campanha e tem reapresentação marcada para o início de maio.
OESTE
O Oeste vai disputar a Copa Paulista pela segunda vez seguida. Na temporada passada, a equipe de Barueri ficou pelo caminho na primeira fase e tentará uma campanha melhor após chegar mais uma vez ao mata-mata da Série A2 no primeiro semestre.
PONTE PRETA
A Ponte Preta é um dos times que vão disputar a Copa Paulista com um elenco alternativo, já que estará focada no Campeonato Brasileiro Série B. A Macaca deve formar uma equipe majoritariamente sub-23, mas pode reforçar o time nas fases finais em busca de uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
PORTUGUESA
Campeã em 2020, a Portuguesa é um dos poucos times do Paulistão A1 confirmados na Copa Paulista. Ao contrário da maioria dos colegas de divisão, a Lusa não tem calendário nacional e vai disputar a competição do segundo semestre com força total em busca de vaga na Série D do Brasileirão.
PORTUGUESA SANTISTA
No que foi uma grata surpresa, a Portuguesa Santista confirmou que vai disputar a Copa Paulista após duas temporadas fora. A Briosa ainda não deu detalhes sobre elenco e comissão técnica, mas vem de boa campanha no Paulistão Série A2 e pode manter o trabalho para o segundo semestre.
PRIMAVERA
Pelo quarto ano consecutivo, o Primavera vai disputar a Copa Paulista. O Fantasma é presença constante na competição desde que voltou à Série A3, ficando de fora apenas em 2019. Será a quinta participação da equipe de Indaiatuba no torneio.
SANTO ANDRÉ
Assim como a Ponte Preta, o Santo André vai disputar a Copa Paulista com time alternativo. Segundo o Ramalhão, a equipe no torneio será o elenco sub-20 comandado por Márcio Griggio, que já foi técnico nas categorias de base do Santos, do São Caetano e de outros clubes paulistas.
SÃO JOSÉ
Semifinalista da Série A3, o São José voltará a disputar a Copa Paulista após oito anos fora. A Águia do Vale não participava do campeonato desde 2015 e dará sequência ao bom trabalho de Ricardo Costa, que levou a equipe da zona de rebaixamento para as semifinais da A3.
XV DE PIRACICABA
Atual campeão, o XV de Piracicaba vai defender o título da Copa Paulista em 2023, mas não deve ter a competição como foco principal. Justamente por ter conquistado o título no ano passado, o Nhô Quim vai disputar a Série D do Brasileirão e deve utilizar um elenco alternativo no torneio estadual.
Clubes que podem jogar a Copa Paulista
A maioria dos clubes do Campeonato Paulista nas três primeiras divisões não comunicou nada oficialmente sobre a Copa Paulista. Muitos não devem publicar suas decisões antes da oficialização dos nomes na próxima segunda-feira, após o conselho técnico.
Como Santo André e XV de Piracicaba, os outros paulistas nas Séries C e D do Brasileirão também podem jogar a competição estadual com um elenco alternativo. Ferroviária, Inter de Limeira e São Bernardo FC podem adotar essa estratégia, assim como os times da Série B.
Dos clubes da Série A do Brasileiro, o Santos poderia ver a Copa Paulista como um 'atalho' para a Copa do Brasil, já que não garantiu vaga pelo Paulistão, mas não deve participar. O cenário é o mesmo para São Paulo e Corinthians, que não estão garantidos na Copa do Brasil do ano que vem. O RB Bragantino tem vaga garantida, mas pode jogar a Copa Paulista com time B.
Além disso, outros clubes sem divisão nacional do Paulistão podem disputar a Copa Paulista para dar continuidade ao trabalho. É o caso do EC São Bernardo, presença constante na competição desde 2019, e do Lemense, que disputou as últimas seis edições seguidas desde a época de Atibaia. Capivariano, Desportivo Brasil e São Bento são outros times que também podem aparecer na lista, mas nada oficial.
Quem não deve participar
Além dos times da Série A1, que podem focar em suas respectivas divisões no Campeonato Brasileiro, alguns clubes confirmaram que não vão participar. É o caso de Rio Claro e Velo Clube, que estão fora da Copa Paulista e, com isso, a cidade só terá futebol profissional novamente em 2024. O Taubaté também só voltará a jogar em 2024.
Além disso, alguns clubes que chegaram a se planejar para o segundo semestre desistiram do torneio por questões financeiras. Os únicos que em tese estão fora, se for mantido o regulamento dos anos anteriores são Barretos e Audax, rebaixados na Série A3 deste ano.