Saiba quantos pontos são necessários para ir às quartas de final da Copa Paulista

Com sete rodadas finalizadas, clubes fazem as contas para saber quantos pontos vão precisar para avançar ao mata-mata

A 7ª rodada da Copa Paulista chegou ao fim na última terça-feira e os clubes estão fazendo os cálculos para saber quantos pontos serão necessários para buscar a classificação direta ou pelo menos com a terceira colocação. O Escanteio SP fez um levantamento das últimas edições do torneio para estipular o aproveitamento que será preciso a cada time para avançar às quartas de final.

Desde 2010, a Copa Paulista teve, ao todo, 12 grupos formados por seis times. Na grande maioria das outras edições, os quatro primeiros avançaram para a próxima fase. Desde 2022, porém, apenas os dois melhores de cada chave avançam sem depender de outros grupos. De qualquer modo, vamos levar em consideração o cenário das outras edições para estipular quantos pontos serão necessários para buscar a classificação na atual edição.

Relacionadas

O pior segundo colocado em um grupo com seis clubes foi o time da Portuguesa da última edição, que avançou com apenas 15 pontos para o mata-mata. Deste modo, para se pensar em classificação direta à próxima fase da Copa Paulista, sem depender da incerteza de ser um dos melhores terceiros colocados, é preciso fazer pelo menos 15 pontos.

Os 15 pontos, porém, não garantem necessariamente a classificação. Em 2019, o EC São Bernardo ficou com a terceira colocação somando 17 pontos. O mesmo aconteceu com o Água Santa, que fez 18 pontos em 2016 e perdeu a vice-liderança para o Santos no saldo de gols.

Mas, enfim, quantos pontos serão suficientes para conseguir a classificação direta? Os 19 pontos dão uma grande segurança às equipes, mas o Escanteio SP acredita que 18 pontos serão suficientes para buscar a classificação direta.

E a classificação como um dos melhores terceiros?

Os piores terceiros colocados em um grupo com seis times da Copa Paulista desde 2010 foram o Santo André em 2019 e o Primavera em 2022. As duas equipes fizeram apenas 12 pontos. Esse aproveitamento, entretanto, provavelmente não será suficiente para vencer o terceiro colocado de outro grupo na atual edição.

Em média, o terceiro colocado de um grupo com seis times na Copa Paulista desde 2010 teve 15 pontos. O Escanteio SP acredita que essa pontuação ou 16 pontos serão suficientes para se classificar como um dos terceiros colocados.

Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube

LEIA TAMBÉM

+Grêmio Prudente anuncia o meia-atacante Tatá até 2024
+Paulista Segunda Divisão: Catanduva é a primeira equipe confirmada nas quartas de final
+Juventus anuncia Carlos Alberto como reforço para o meio campo
+Portuguesa inicia venda de ingressos para o confronto contra o EC São Bernardo
+“Dos males, o menor”: Paulo Roberto Santos comenta empate entre XV de Piracicaba x Juventus