Título da Copa Paulista voltará ao interior após 3 campeões seguidos da Grande São Paulo

Final da Copa Paulista entre Marília e XV de Piracicaba quebra hegemonia de 3 anos da Grande São Paulo no torneio estadual

Marília e XV de Piracicaba garantiram vaga na final da Copa Paulista neste sábado (1º) e, com isso, o título estadual voltará a ser conquistado por um clube do interior pela primeira vez nas últimas quatro temporadas. Nas últimas três edições, o campeão do torneio havia sido da Grande São Paulo, com São Caetano, Portuguesa e São Bernardo levantando os troféus.

O último campeão da Copa Paulista do interior foi o Votuporanguense em 2018. Na ocasião, o CAV levantou o troféu após superar a Ferroviária nos pênaltis – a final teve dois empates por 1 a 1 tanto na ida quanto na volta. Essa também foi a última final entre dois clubes do interior, à época a quarta seguida sem representantes da Região Metropolitana de São Paulo ou do litoral.

Relacionadas

Desde o título do Votuporanguense, a Copa Paulista teve três finais seguidas entre um time da Grande São Paulo e um do interior, com o clube da Região Metropolitana de SP vencendo todas as três. Justamente os finalistas desta edição, Marília e XV de Piracicaba, foram vice-campeões do torneio estadual no período.

Em 2019, o São Caetano conquistou o título vencendo o XV de Piracicaba no Barão da Serra Negra e empatando no Anacleto Campanella. Em 2020, a Portuguesa foi campeã vencendo o Marília tanto no Abreuzão quanto no Canindé. Já em 2021, o São Bernardo bateu o Botafogo nos pênaltis após uma vitória por 2 a 0 para cada lado.

Em 2022, o título ficará com o Marília ou com o XV de Piracicaba. Os times disputam a decisão da Copa Paulista nos dois próximos finais de semana, possivelmente aos sábados (8 e 15). As datas, os horários e as transmissões das partidas serão confirmados pela Federação Paulista de Futebol nas próximas horas.

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube