Em jogo de 4 pênaltis, Velo Clube e Rio Claro empatam e deixam confronto aberto pelas quartas da Série A2

O futebol brasileiro teve vários clássicos neste domingo (27) por vários campeonatos estaduais. Porém poucos foram mais movimentados do que o empate por 2 a 2 entre Velo Clube e Rio Claro pela ida das quartas de final do Campeonato Paulista Série A2.

Só no primeiro tempo, foram três pênaltis marcados para o time da casa, dois deles convertidos por Felipinho, e um gol com assistência de goleiro. A etapa final teve bola no travessão e o quarto pênalti do jogo, nos acréscimos, que resultou no empate dos visitantes.

O primeiro tempo no Benitão não poderia ter sido mais agitado. Aos 14 minutos, Elias Ceará errou domínio e cometeu pênalti em Felipinho. Na cobrança, o zagueiro-artilheiro Léo Gobo finalizou com força no canto, mas carimbou a trave.

Quatro minutos depois, porém, o Velo teve chance de se redimir na marca da cal. Após mais um pênalti de Elias Ceará em Felipinho, Léo Gobo não cobrou e a responsabilidade ficou com o próprio Felipinho. O camisa 10 deslocou Victor Golas e abriu o placar do Benitão.

Mal deu tempo para a torcida comemorar. Aos 22 minutos, o estreante Felipe Pará, contratado pelo Rio Claro para o mata-mata e imediatamente escalado como titular, recebeu lançamento longo do goleiro Victor Golas e finalizou com categoria, na saída de Paulo Ricardo, para empatar a partida.

Ainda deu tempo para mais um pênalti antes do intervalo. Aos 44 minutos, o árbitro consultou o VAR e marcou toque de mão de Raul na área após inicialmente deixar o jogo seguir. Na cobrança, Felipinho repetiu a dose e colocou o Velo Clube em vantagem novamente. Victor Golas acertou o lado desta vez, mas não conseguiu defender a boa batida.

A etapa final foi bastante diferente em comparação ao primeiro tempo. Em desvantagem, o Rio Claro melhorou e chegou a acertar a trave num cruzamento de Cesinha que acabou tomando a direção do gol, mas não teve sorte até os acréscimos.

Quando a partida caminhava para a vitória do Velo Clube, o árbitro marcou o quarto pênalti da partida, desta vez para o Rio Claro, por toque de mão do volante Kayo Soares, que foi expulso. Na cobrança, Thiago Rubim encheu o pé no meio do gol e empatou o placar no último lance, deixando o confronto empatado para a partida de volta.

Segue o tabu

Além da importância para a disputa da classificação às semifinais, o empate do Rio Claro manteve um tabu de 30 anos sem perder para o Velo Clube – a última derrota em jogo oficial foi em 21 de abril de 1991. Velo terá mais uma chance para vencer na próxima quarta-feira.

Velo Clube 2 x 2 Rio Claro

Data: 27 de março de 2022, domingo
Horário: 19h00 (de Brasília)
Local: Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro, SP
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistente 1: Vladimir Nunes da Silva
Assistente 2: José Lucas Cândido de Souza
VAR: Márcio Henrique de Gois
GOLS: Felipinho [2] (Velo Clube); Felipe Pará e Thiago Rubim (Rio Claro)

Quartas de final da Série A2

Rodada de ida

Sábado (26)
Primavera 0 x 1 Portuguesa
São Bento 1 x 0 XV de Piracicaba

Domingo (27)
Linense 1 x 0 Oeste
Velo Clube 2 x 2 Rio Claro