Reunião da A1 nesta quarta é decisiva para retomada das Séries A2 e A3; entenda

Após enviar um novo protocolo sanitário sobre a volta da Série A1, a Federação Paulista de Futebol (FPF) terá uma reunião com o governo do estado nesta quarta-feira a fim de conseguir a autorização para que os clubes retomem os treinos presenciais. Esse encontro será fundamental para o retorno das Séries A2 e A3.

Caso o governo do estado de São Paulo libere a volta dos treinamentos das equipes da Série A1 e, possivelmente, a FPF estipule datas para os jogos, os clubes das Séries A2 e A3 poderão trabalhar com maior certeza em relação ao planejamento. Isso porque a FPF quer usar a elite estadual como um laboratório para as divisões menores.

Relacionadas

Deste modo, o presidente da entidade já disse na última semana que quer retomar o Paulista de forma escalonada. Inicialmente volta a Série A1, depois a A2 e em seguida a A3. A entidade, inclusive, deve formular um novo protocolo sanitário para as divisões inferiores, até porque as equipes têm um poderio financeiro menor para lidar com os investimentos necessários visando a retomada do futebol com segurança.

A FPF ainda não especificou quanto tempo pretende dar de treino para cada equipe antes de retomar a Série A1, mas já deixou claro que quer encerrá-la em cerca 20 dias — faltam apenas seis rodadas.

Diante desse cenário, se a entidade, por exemplo, der um mês de treinos para os times da elite estadual, somados a esses 20 dias de jogos, a Série A1 terminará em no mínimo um mês e 20 dias, fazendo com que a Série A2 tenha seu retorno próximo ao começo de agosto. A Série A3, por sua vez, dependeria do término da A2, ficando apenas para setembro ou outubro. A FPF, inclusive, quer fazer a Série A3 ao mesmo tempo que a Copa Paulista.

Com o futebol paulista parado há quase três meses, os clubes das Séries A2 e A3 vêm sofrendo com a falta de verba e uma queda vertiginosa de patrocínio. O Noroeste, por exemplo, encerrou as atividades, rescindiu contratos e definiu apoio ao fim do Paulista. A FPF, entretanto, não parece ceder e segue firme com a intenção de finalizar todas as divisões dentro de campo.