Confira como voltam as equipes para a retomada da Série A2
Depois do aval do Ministério Público, do Centro de Contingência e do Governo do Estado, a Série A2 do Campeonato Paulista já tem data para voltar. Com protocolo mais rígido, a Federação Paulista de Futebol confirmou que a competição será retomada nesta terça-feira, com jogos às 20h e às 22h.
Foram mais de 30 dias sem a bola rolar, período em que muitos clubes passaram por algumas mudanças em seus plantéis. Por isso, o Escanteio SP traz as principais novidades das equipes durante a paralisação e relembra a situação de cada uma depois de quatro rodadas disputadas.
Relacionadas
+ Apostador? Apoie o Escanteio SP e receba relatórios das Séries A2 e A3
Água Santa
Líder da competição com 12 pontos, levando vantagem sobre Oeste e XV de Piracicaba no saldo de gols, o Netuno já se coloca entre os principais postulantes pelo acesso. Nas quatro rodadas antes da paralisação da Série A2, a equipe de Diadema venceu Velo Clube, EC São Bernardo, Portuguesa e Sertãozinho.
No período em que o campeonato ficou parado, o Água Santa teve a confirmação da ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo de Alex Reinaldo. O lateral-direito não terá condições de disputar a A2. Assim, o clube recorreu ao mercado para reforçar o setor e contratou Jonathan Bocão, que já defendeu o clube em 2019.
Atibaia
Até a paralisação da Série A2, o Atibaia chegou à oitava colocação e somou seis pontos, com a vitória sobre o Monte Azul e os empates com Portuguesa, São Bernardo e Taubaté. Invicta na competição, a equipe tem novidades de olho no retorno das atividades.
A primeira delas é no comando técnico. Após Carlão Souza deixar o cargo, Alex Alves foi contratado para comandar o time. Já o elenco ganhou o reforço do atacante Matheus Alessandro, que veio do Fluminense. Felipe Menezes, ex-Palmeiras, pode estrear.
Audax
A equipe de Osasco teve um início ruim nas quatro rodadas disputadas até aqui. Com apenas um ponto somado, o Audax aparece na vice-lanterna da competição. O time empatou com o Juventus e saiu derrotado nos confrontos contra Oeste, Red Bull Brasil e Velo Clube.
Em busca da recuperação no campeonato, o clube tem novidades para o retorno. O técnico Max Sandro voltou para o time sub-20, e Robélio Cavalinho foi contratado para comandar o elenco principal. Além disso o Audax terá o reforço do centroavante Danrley Marreta, que está de volta ao clube. Por fim, o lateral-esquerdo Fábio passou por cirurgia no joelho e não deve atuar mais em 2021.
EC São Bernardo
Uma das equipes que conquistou o acesso na temporada passada, o EC São Bernardo não teve um bom início na Série A2. O Cachorrão é o lanterna do campeonato após sofrer quatro derrotas, para Oeste, Água Santa, XV de Piracicaba e São Bernardo. A equipe ainda busca somar seu primeiro ponto na competição.
Mesmo com o início de temporada ruim, a diretoria do clube apostou na manutenção de Renato Peixe para o retorno da competição. Como novidades, o elenco tem a volta do atacante Tatá, que contraiu covid-19 e perdeu os últimos jogos, e do zagueiro Alexandre, que estava afastado com uma pubalgia e ainda não estreou na A2. Além disso, o Cachorrão fechou a contratação do experiente centroavante Leandro Costa.
Juventus
O Juventus é o sexto colocado da Série A2 com seis pontos somados. A equipe da Mooca empatou com Audax, Rio Claro e Monte Azul, e venceu a Portuguesa Santista antes da paralisação do campeonato.
O Moleque Travesso é uma das equipes que não vem com grandes novidades para esse retorno. O clube não fez contratações para o elenco, e segue com Sérgio Soares no comando técnico. O reforço vem da renovação de contrato do atacante Giovanny, promovido das categorias de base, que fica no clube até o final da Série A2.
Monte Azul
Com quatro pontos somados até o momento, o Monte Azul aparece na 11ª colocação da Série A2. Nas primeiras quatro rodadas, o AMA acabou derrotado por Atibaia e Oeste, empatou com o Juventus e venceu o Sertãozinho.
A equipe não teve mudanças em seu elenco. Durante o período de paralisação, o zagueiro Marlon mostrou-se ansioso para a retomada da competição e avaliou que o Monte Azul tem condições de buscar o acesso.
Oeste
O Oeste foi mais uma equipe que teve um ótimo começo de Série A2. Com vitórias sobre EC São Bernardo, Audax, Taubaté e Monte Azul, a equipe tem 12 pontos somados até aqui e é vice-líder da competição, perdendo para o Água Santa apenas no saldo de gols.
O Rubrão também vem sem grandes alterações para o retorno da A2. Os comandados de Roberto Cavalo tentam manter a boa campanha em busca do acesso.
Portuguesa
A Portuguesa é a 12ª colocada, com dois pontos somados, e ainda busca a sua primeira vitória na competição. Nas quatro rodadas antes da paralisação, a Lusa empatou com Portuguesa Santista e Atibaia e acabou derrotada nos duelos contra Água Santa e XV de Piracicaba.
Durante a parada da Série A2, o clube teve confirmada a lesão do meia Geovani, que não terá como se recuperar até o fim da A2. Para reforçar setor de meio-de-campo, a diretoria lusitana buscou a contratação de Wellington Reis.
Portuguesa Santista
Até a parada da Série A2, a Briosa chegou à nona colocação com cinco pontos somados nas primeiras quatro rodadas. A equipe de Santos empatou com Lusa e Rio Claro, venceu o Taubaté e foi derrotada pelo Juventus.
Durante a paralisação, a Portuguesa Santista não teve alterações em seu elenco. A única movimentação no mercado foi a venda em definitivo de Rafael Oller, destaque na última Copa Paulista, para o Operário-PR. O jogador já estava emprestado ao clube paranaense desde dezembro.
Red Bull Brasil
Recheado de garotos, o Red Bull Brasil teve um bom início de competição e, após quatro rodadas, figura como quarto colocado com 7 pontos. A equipe venceu Taubaté e Audax, empatou com o São Bernardo e foi derrotado pelo Rio Claro.
O Toro Loko é mais um dos times que teve poucas mudanças. Apenas o lateral-esquerdo Guilherme Lopes, que retornou ao Red Bull Bragantino, aparece como desfalque. A equipe segue com seu jovem elenco na busca de manter o bom nível de atuação.
Rio Claro
Nas quatro partidas iniciais da Série A2, o Rio Claro conquistou seis pontos e figura como o quinto colocado da competição. O Galo Azul venceu o Red Bull Brasil e empatou com São Bernardo, Juventus e Portuguesa Santista.
A equipe também não teve mudanças em seu elenco durante a paralisação. Por outro lado, o clube aproveitou o momento sem jogos para fazer reformas no Schimdtão. Contudo, o clássico contra o Velo Clube, que marca o retorno das equipes na competição, será disputado em Santa Bárbara D'Oeste.
São Bernardo
O São Bernardo é outra equipe com seis pontos somados até o momento da paralisação, aparecendo na sétima colocação. A equipe empatou com Rio Claro, Red Bull Brasil e Atibaia e conquistou a sua única vitória contra o EC São Bernardo.
Durante a parada da A2, o técnico Ricardo Catalá ganhou quatro reforços para seu elenco. O Bernô fechou as contratações dos atacantes Maranhão e Halef Pitbull, do meia-atacante Tiago Luis e do zagueiro Genílson.
Sertãozinho
Com apenas um ponto somado, na 13ª posição, o Sertãozinho busca se recuperar no retorno da A2. Nas quatro rodadas iniciais, a equipe conquistou seu único ponto no empate com o Velo Clube e acabou derrotado por XV de Piracicaba, Monte Azul e Água Santa.
De olho na recuperação, o Touro dos Canaviais teve troca no comando técnico com Thiago Oliveira assumindo o posto deixado por Rodrigo Fonseca. Além disso, o elenco contou com as chegadas dos atacantes Magrão e Matheus Santos e do meia Diego Luis.
Taubaté
Outra equipe com apenas um ponto conquistado até o momento, o Taubaté é o 14º colocado da A2. O Burro da Central perdeu para Red Bull Brasil, Portuguesa Santista e Oeste, e conquistou seu único ponto no empate com o Atibaia.
No período em que o campeonato esteve parado, o clube anunciou o retorno do treinador Marcelo Martelotte, após a saída de Toninho Cecílio, e também contou com as contratações de Vinícius Bala, por empréstimo, do zagueiro Henrique, que foi revelado nas categorias de base, e do meia Giovane.
Velo Clube
O Velo Clube somou quatro pontos nas rodadas iniciais e é o 10º colocado da A2. A equipe venceu o Audax, empatou com o Sertãozinho e acabou derrotada por Água Santa e XV de Piracicaba. 10º colocado com 4 pontos
O clube não contratou reforços, mas terá uma mudança em seu elenco. O atacante Lukinhas deixou o Velo e acertou a sua volta para o Tuna Luso, do Pará.
XV de Piracicaba
O XV é outra equipe com 100% de aproveitamento nas quatro rodadas iniciais, figurando na terceira colocação por causa do saldo de gols. O Nhô Quim venceu os duelos contra Sertãozinho, Velo Clube, EC São Bernardo e Portuguesa.
A única novidade no elenco do XV de Piracicaba durante a paralisação foi a contratação do goleiro Luiz Fernando.