Copa Paulista pode contar com VAR a partir do mata-mata
Tecnologia pode ser usada a partir das quartas de final da Copa Paulista
A Copa Paulista de 2023 está com formato e participantes definidos, e programada para iniciar no primeiro final de semana de julho. O torneio não contará com VAR na primeira fase, mas pode ter a tecnologia no mata-mata.
Após decisão do conselho técnico da competição, realizado na última segunda-feira (24), a fase de grupos da Copa Paulista não terá o auxílio do árbitro do vídeo. A partir das quartas de final, o torneio pode contar com o VAR, mas o martelo ainda não foi batido entre clubes e FPF.
Relacionadas
O formato da competição será semelhante ao ano passado, com três grupos que classificarão oito times para as quartas de final. Os duelos mata-mata terão jogos de ida e volta, incluindo a final, que definirá a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil.
A diferença deste ano é o número de participantes - 18 clubes disputarão a Copa Paulista, formando três grupos de seis times, com os dois melhores de cada chave avançando, assim como os dois melhores terceiros colocados.
Copa Paulista definida
Na última segunda-feira, a FPF confirmou o formato, o calendário e os clubes participantes da Copa Paulista de 2023. A entidade se reuniu virtualmente com representantes dos times para acertar o regulamento e a fórmula de disputa da competição.
Como na temporada passada, a final da Copa Paulista está prevista para o meio de outubro, precisamente no dia 15. A data de início do será no primeiro fim de semana de julho, entre os dias 1º e 2. A premiação da competição segue a mesma, com uma vaga na Copa do Brasil e outra na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 – o campeão escolhe a vaga que desejar e o vice fica com a restante.
Em 2023, serão 18 clubes na disputa da Copa Paulista: Comercial, EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Juventus, Marília, Mirassol, Noroeste, Oeste, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Red Bull Bragantino, Santo André, São Bento, São Caetano, São José e XV de Piracicaba.
Os 18 times serão divididos em três grupos de seis, com os dois melhores de cada chave passando para o mata-mata, além dos dois melhores terceiros colocados, somando oito times para quartas de final, semifinais e final. Os grupos, que serão divididos por região, serão divulgados no dia 2 de maio.