Relembre o último acesso de cada clube da Série A2 2024

Veja o último acesso de cada time do Paulista Série A2 de 2024; competição começa no próximo dia 17 e vale a promoção para o Paulistão A1

Com o Campeonato Paulista Série A2 de 2024 a apenas 10 dias da primeira rodada, o Escanteio SP relembra o último acesso de cada um dos 16 clubes que vão disputar a competição neste ano, buscando o retorno à elite do estadual. Classificações à Série D do Brasileirão pela Copa Paulista não estão na lista.

CAPIVARIANO: Série A3 2023
O Capivariano chega à Série A2 de 2024 embalado pelo acesso e pelo título da Série A3 de 2023. Mesmo tendo um dos elencos mais jovens do campeonato, o Leão da Sorocabana se mostrou o melhor time da competição, com direito a uma fase final quase impecável. Alguns dos jovens destaques do elenco do ano passado seguem em Capivari para a nova divisão.

Relacionadas

COMERCIAL: Série A3 2022
O último acesso do Comercial ainda está fresco na memória. Com uma base de elenco que durou quase dois anos (Thiago Moura, Guilherme Pitbull, Wendel Alex e outros), o Bafo foi vice-campeão da Série A3 de 2022 com direito a 18 rodadas de invencibilidade entre a primeira fase e a decisão.

FERROVIÁRIA: Série A2 2015
O último acesso da Ferroviária foi na última temporada em que disputou a Série A2 do Paulistão. Em 2015, ainda em formato de pontos corridos em turno único, a Locomotiva terminou oito pontos à frente do vice-líder Novorizontino e conquistou tanto o acesso quanto o título com folga.

JUVENTUS: Série A3 2015
O Juventus dominou a primeira fase da Série A3 de 2015, com sete pontos de vantagem para o vice-líder, e conquistou o acesso apesar de deixar a vaga na final escapar (à época, eram quatro acessos e rebaixamentos). O elenco, que tinha um grupo de veteranos (Gil, Rafael Ferro e Adiel, entre outros) e o goleiro André Dias, que se consolidou como ídolo, é lembrado até hoje pela torcida.

+ Quer receber relatórios e indicações de apostas dos clubes das Séries A2, A3 e A4? Veja mais informações aqui

LINENSE: Série A3 2021
O Linense chega a sua terceira edição seguida de Série A2 após conquistar o título da A3 de 2021. O elenco comandado pelo ídolo Thiago Humberto contou com um desempenho impecável do goleiro Reynaldo, eleito o melhor jogador do campeonato pelo Escanteio SP, para subir sem sofrer gols tanto nas semifinais quanto na decisão.

MONTE AZUL: Série A3 2019
Após avançar à fase final na 7ª posição, o Monte Azul deixou favoritos pelo caminho e subiu como vice-campeão da Série A3 de 2019, com direito a mais de 3.700 pessoas no Otacília Patrício Arroyo na ida da semifinal. Entre outros nomes reconhecidos, o elenco do AMA teve Gabriel Inocêncio, que atuou pelo Santos em 2023, e contou com grande temporada do zagueiro Lucas Cezane (artilheiro do time com 4 gols).

NOROESTE: Série A3 2022
Após três anos chegando ao mata-mata, o Noroeste finalmente deu o passo adiante na Série A3 de 2022. O elenco comandado por Luiz Carlos Martins fez uma grande primeira fase, como nos anos anteriores, e desta vez conquistou o acesso e o título. Blade, Guilherme Teixeira, Felipe Costa, Luiz Thiago e outros tiveram ótimos desempenhos individuais, enquanto Hygor Ribeiro, reserva durante a campanha, marcou os dois gols do título na final.

OESTE: Série A2 2018
Em 2017 e 2018, o Oeste viveu o cenário de disputar ao mesmo tempo a Série B do Campeonato Brasileiro e a Série A2 do Paulistão. Em 2018, o Rubrão foi vice-campeão da divisão e conquistou o acesso ao lado do Guarani, permanecendo na A1 até ser rebaixado novamente em 2020.

PORTUGUESA SANTISTA: Série A3 2018
O segundo passo da reconstrução da Portuguesa Santista, a partir de 2016, foi o acesso na Série A3 de 2018. A Briosa teve excelentes temporadas individuais do camisa 10 Carlos Alberto e do capitão Rafael Ferro, entre outros, e foi vice-campeã sob comando de Sérgio Guedes com apoio massivo da torcida.

PRIMAVERA: Série A2 2021
Com uma defesa sólida comandada pelo goleiro André Luiz e os zagueiros Renato Vischi e Rodrigo Arroz, o Primavera não fez uma grande primeira fase, mas subiu o nível na fase final, despachou Barretos e Votuporanguense e subiu como vice-campeão. O elenco de Ademir Fesan também tinha bons jovens valores, como o volante Bonassa, que segue no clube, e o ponta Jhon Jhon, consolidado no Palmeiras.

RIO CLARO: Série A2 2013
O Rio Claro viveu possivelmente o melhor momento de sua história na última década, com o acesso na Série A2 de 2013 e a passagem de três temporadas pela A1. No acesso de 2013, o Azulão contou com uma defesa sólida armada por Paulo Roberto Santos e uma temporada excelente do veterano Alex Afonso, já em reta final de carreira, marcando 11 gols.

SÃO BENTO: Série A2 2022
O acesso do São Bento em 2022 foi mais um capítulo da gangorra que tem sido os últimos anos do clube. Desde 2019, o Azulão Sorocabano alterna entre a A1 e a A2 em todos os anos, com três rebaixamentos e dois acessos. No último, em 2022, Paulo Roberto Santos montou um elenco muito experiente e sólido na defesa, subindo como vice-campeão apesar de ter vencido apenas sete jogos.

SÃO JOSÉ: Série A3 2023
O acesso na Série A3 foi a primeira conquista da grande temporada do São José em 2023, que também teve o vice-campeonato da Copa Paulista. A Águia do Vale teve um péssimo início de campeonato, mas decolou quando Ricardo Costa assumiu, trazendo consigo jogadores como Rafael Verrone, Nicholas e Pedro Favela. Como resultado, a equipe foi da zona de rebaixamento para a final, coroando a arrancada com o vice-campeonato.

TAUBATÉ: Série A3 2015
O último acesso do Taubaté teve uma das maiores finais da história do futebol paulista. Após perder por 3 a 0 para o Votuporanguense na ida, em Votuporanga, o Burro da Central fez 4 a 0, com gols de Lelo, Fandinho (2) e Elton Morelato, levantando o troféu. Ao lado do Juventus, que também subiu em 2015, o Taubaté é o time que disputa a Série A2 há mais tempo de forma consecutiva, com nove temporadas.

VELO CLUBE: Série A3 2020
O Velo Clube conquistou o título na Série A3 de 2020, que foi interrompida por conta da pandemia da covid-19. Apesar das grandes temporadas de Felipinho e Lucas Duni (autor de 9 gols na A3), o destaque do time foi a sólida defesa, com Léo Gobo, Alexandre Carvalho e Diogo Henrique, que sofreu apenas 14 gols em 21 jogos, sendo apenas dois no mata-mata.

XV DE PIRACICABA: Série A2 2011
Maior campeão da Série A2, o XV de Piracicaba conquistou seu sexto e último título em 2011, conquistando também o segundo acesso consecutivo após subir na A3 de 2010. Na ocasião, o Nhô Quim contou com um grande campeonato dos atacantes Adilson e Fábio Santos, que somaram 19 dos 45 gols marcados na campanha, além de duas sequências de pelo menos oito jogos sem perder.

+ Inscreva-se no canal do Escanteio SP no YouTube