Série A2 de 2023 terá apenas três clubes da Região Metropolitana

O número é o menor desde 2015

3ª Troféu JUP Escanteio SP

Com os acessos de Comercial e Noroeste definidos neste último fim de semana, já sabemos quem disputará a Série A2 do Campeonato Paulista de 2023. E, pela primeira vez desde 2015, apenas três clubes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vão disputar o acesso a elite.

Menor número desde a implementação do atual regulamento, com 16 times, o domínio do interior vai acontecer após a queda de Ponte Preta e Grêmio Novorizontino - encerrando um ciclo de sete anos com clubes da RMSP caindo - acesso da Portuguesa para a Série A1 e as promoções de Comercial e Noroeste.

LEIA TAMBÉM
XV de Piracicaba anuncia o retorno de Cléber Gaúcho para o comando técnico

Em 2023, Juventus, Oeste e São Caetano, único clube que também estava em 2015, disputarão o torneio representando a RMSP. Além do Azulão, as outras equipes que lutaram pelo acesso sete anos atrás eram o Água Santa e o Santo André.

A única temporada, desde 2010, com menos times da RMSP foi em 2011, quando apenas o Palmeiras B e o Pão de Açúcar (hoje Audax), ambos sediados na cidade de São Paulo, disputaram o segundo escalão do futebol paulista.

Confira as regiões de cada time da Série A2 de 2023

Com poucos times da RMSP, as equipes que competirão na A2 de 2023 estão espalhadas por todo estado de São Paulo.

Noroeste, Linense, Grêmio Novorizontino, Monte Azul e Comercial ficam mais para o norte/noroeste do estado. Lemense, XV de Piracicaba, Rio Claro, Velo Clube, Indaiatuba, Campinas estão na região administrativa campineira. A Portuguesa Santista é a única representante do litoral, assim como o Taubaté é o único do Vale do Paraíba.

O time mais afastado da capital paulista é o Linense, que está a 427 km e disputará a Série A2 pelo segundo ano consecutivo.

VEJA ONDE FICA CADA ESTÁDIO DA A2 DE 2023: https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=1mZX259cqvge-F3UWZPPSMEw9Uhekb5EK&ehbc=2E312F

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube: Escanteio SP