Melhores jogadores do Paulistão Série A2: posições 20 a 11

Em votação interna, Escanteio SP escolheu os 50 principais jogadores do Campeonato Paulista Série A2 de 2023; veja as posições 20 a 11 do ranking

Antes de cada competição do futebol paulista além da elite, o Escanteio SP se encarrega da tarefa quase impossível de escolher os 50 principais jogadores de tais torneios, e para o Campeonato Paulista Série A2 de 2023 não foi diferente. Após votação interna e horas de reunião, ranqueamos os 50 atletas que, no papel, são os principais nomes do segundo escalão do futebol de São Paulo.

Vale notar que, num campeonato com 16 clubes participantes, foram considerados quase de 500 jogadores somando lista A e lista B. Com isso, o ranking representa pouco mais de 10% dos atletas que podem disputar o Paulistão A2. Não é porque um jogador não está entre os 50 que ele não é bom – muito pelo contrário! Mais de 80 jogadores de todos os times receberam pelo menos um voto.

Relacionadas

O ranking foi fechado na véspera da primeira publicação (08/01). Dessa forma, a lista será mantida independentemente de contratações, saídas ou lesões nos clubes na semana que antecede a primeira rodada do Paulistão Série A2.

Cronograma da divulgação do top 50 da Série A2

20: Marlon – meia-atacante, Novorizontino

Novorizontino vai disputar a Série A2
Marlon defendeu o Juventude na última edição do Brasileirão - Foto: Divulgação/Ceará SC

Desde a última vez que jogou no futebol paulista, pelo Sertãozinho em 2014, Marlon disputou a Série A do Campeonato Brasileiro por Fortaleza-CE, Ceará-CE e Juventude-RS e frequentou a Série B antes disso. O meia-atacante foi contratado pelo Novorizontino já de olho na Série B, assim como boa parte dos jogadores que serão titulares na Série A2.

19: Leandro – goleiro, Portuguesa Santista

Leandro, goleiro da Portuguesa Santista na Série A2 de 2022
O goleiro Leandro disputou todos os minutos da Portuguesa Santista em 2022 - Foto: Fabrizio Neitzke/Agência Briosa

Melhor goleiro do Paulistão A2 de 2021, Leandro se tornou um dos favoritos da torcida rubro-verde nas duas últimas temporadas, mas ainda não teve a oportunidade de disputar na parte de cima da tabela pela Portuguesa Santista. Em 2023, com um elenco mais competitivo no papel, o goleiro pode continuar fazendo a diferença para a Briosa, mas agora na disputa pelo acesso.

18: Cesinha – meio-campista, Rio Claro

Rio Claro vai disputar a Série A2 com Cesinha
Cesinha foi o artilheiro da Série A2 de 2021 - Foto: Rodrigo Corsi/FPF

Os goleiros que se cuidem, pois o dono do chute mais potente da Série A2 de 2021 está de volta. Atuando tanto de meia quanto de segundo volante, Cesinha foi artilheiro do campeonato há duas temporadas com sete gols, quatro deles em finalizações de média ou longa distância. Vem de acesso na Série D do Brasileirão pelo São Bernardo, onde também disputou o Paulista A1 em 2022.

17: Victor Golas – goleiro, Rio Claro

Victor Golas, goleiro do Rio Claro, em ação pelo Maringá-PR
Foto: Divulgação/Maringá FC

Em sua primeira passagem pelo Rio Claro, em 2022, Victor Golas foi semifinalista da Série A2 e ficou no pódio dos melhores goleiros do campeonato. De volta ao Galo Azul após passagens por Inter de Limeira, Botafogo-PB e Novorizontino, tem tudo para transmitir a mesma segurança e transformar alguns empates em vitórias e algumas derrotas em empates.

16: Denilson – atacante, Rio Claro

Rio Claro anuncia reforço para a Série A2
Denilson está de volta ao Rio Claro - Foto: Agência Paulistão

Aos 22 anos apenas, Denilson foi o melhor centroavante da Série A2 de 2021 após anotar quatro gols e seis assistências pelo Rio Claro semifinalista. O atacante teve problemas com lesões e jogou pouco em 2022, mas pode ser um dos melhores jogadores do campeonato e elevar o nível do Galo Azul se estiver 100% fisicamente.

15: Ligger – zagueiro, Novorizontino

Ligger, zagueiro do Novorizontino
Foto: Ozzair Júnior/Novorizontino

Há apenas três temporadas, em 2020, Ligger era zagueiro titular do Red Bull Bragantino no Brasileirão atuando ao lado de Léo Ortiz, convocado para a Seleção Brasileira em 2021, ou Fabrício Bruno, hoje no Flamengo-RJ. O zagueiro também frequentou a Série B durante a maior parte da carreira, foi titular do Novorizontino em 2022 e é peça importante do planejamento do clube para 2023.

14: Raul Prata – lateral-direito, Novorizontino

Raul Prata, lateral-direito do Novorizontino, estava no CRB-AL
Foto: Francisco Cedrim/ASCOM CRB

Titular do CRB-AL durante a Série B, Raul Prata foi um dos muitos jogadores contratados pelo Novorizontino já pensando no Brasileirão e que podem elevar o nível da equipe no Paulistão A2. Ao menos no papel, o veterano de 35 anos é o nome a ser batido na disputa pelo posto de melhor lateral-direito do campeonato.

13: Fábio Sanches – zagueiro, Ponte Preta

Fábio Sanches, zagueiro da Ponte Preta
Foto: Álvaro Jr./PontePress

Após longa passagem pelo Goiás-GO, Fábio Sanches se firmou como zagueiro titular da Ponte Preta em 2021 e chegou a ser capitão da Macaca em 2022, podendo ser o dono da faixa em 2023. Uma lesão no tornozelo vai adiar sua estreia na temporada e o tirar de algumas rodadas da Série A2, mas o defensor pode elevar o nível do time de Hélio dos Anjos quando estiver liberado.

12: Caio Mancha – atacante, Portuguesa Santista

Caio Mancha, atacante da Portuguesa
Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão

Caio Mancha chega a 2023 como atual campeão da Série A2 e artilheiro das duas últimas edições da Copa Paulista pela Portuguesa, onde marcou 20 gols em duas temporadas. Foi contratado pela Portuguesa Santista para ser uma das referências técnicas do time de Sérgio Guedes e, pelos números dos últimos dois anos, tem tudo para corresponder.

11: Portuga – meia-atacante, Oeste

Portuga reforça o Oeste para a Série A2
Portuga reforça o Oeste para a Série A2 - Foto: Divulgação/Oeste FC

Atuando por Juventus e São Caetano, mostrou em três temporadas que pode ser protagonista de times competitivos nos campeonatos de acesso do futebol paulista. Portuga pode atuar como meia, segundo atacante ou ponta, Portuga entrega uma boa média de gols por jogo e também pode criar para os companheiros. Para quem gosta de analisar currículo, ele tem passagem pelas categorias de base do Grêmio-RS e vem de acesso na Série D do Brasileirão pelo São Bernardo.

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube

+ Entre para os grupos do Escanteio SP no WhatsApp e no Telegram