Manipulação de resultados: quatro jogadores do Batatais são suspensos por 300 dias

O zagueiro David Ciderlan, o lateral José Carlos e os meio-campistas Everton Fernandes e Wagner foram suspensos por 300 dias

O TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo julgou na última quarta-feira quatro atletas do Batatais suspeitos de manipulação de resultados em partidas da última edição do Paulista 2ª Divisão, a popular Bezinha. O quarteto pegou um gancho de 10 meses segundo a ata da sessão, publicada e disponível para acesso no site do TJD-SP.

O zagueiro David Ciderlan, o lateral José Carlos e os meio-campistas Everton Fernandes e Wagner foram julgados nos artigos 243 - atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende - e 243-A - atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida.

Relacionadas

Os quatro jogadores foram absolvidos no artigo 243-A, mas considerados culpados no 243. Eles foram suspensos por 300 dias e multados em um salário mínimo. A punição poderia ter chegado a R$ 100 mil e 360 dias.

Em contato com o Escanteio SP, a assessoria de David Ciderlan, um dos jogadores envolvidos no processo, afirmou que pretende entrar com recurso junto à justiça para comprovar a inocência do atleta.

 Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube

No começo do mês de setembro, a equipe virou pauta da revista VEJA por ser o clube do futebol “com mais denúncias de fraude em São Paulo”. Em 2019, o Batatais foi suspenso de todas as competições por 240 dias pelo TJD por suspeita de manipulação de resultados.

Rebaixado na Série A3 de 2021, o Batatais foi o segundo pior time da última edição do Paulista 2ª Divisão, perdendo apenas para o Atlético Mogi, considerado o pior time do mundo. O Fantasma da Mogiana somou apenas um ponto em 10 jogos. Foram 29 gols sofridos e apenas sete marcados ao longo da competição.

LEIA TAMBÉM
+ Grêmio Prudente anuncia sete renovações para a Série A3
+ Paulista 2ª Divisão: Grêmio Prudente supera XV de Jaú e tem público histórico
+ Grêmio Prudente supera Itapirense e se sagra campeão do Campeonato Paulista 2ª Divisão
+ Audiência da TV Cultura na Copa Paulista não aumenta com Desportivo Brasil x Lusa