Rebaixamento mantido e votação por datas: os bastidores da reunião da A2

Os 16 clubes da Série A2 do Campeonato Paulista se reuniram nesta terça-feira com a Federação Paulista de Futebol para discutir a retomada da competição. Ficou decidido que a FPF pedirá autorização ao governo do estado para a bola voltar a rolar no dia 19 de agosto.

Também ficou decidido que o formato inicial de disputa será mantido, com duas equipes promovidas para a A1 e duas rebaixadas para a A3.

Relacionadas

A reunião teve início às 11h e terminou por volta das 13h40. Segundo apuração do Escanteio SP, o encontro seguiu sem grandes debates até a definição da data de retorno do campeonato.

Foram propostas quatro datas para a volta: dias 16, 19, 23 e 30 de agosto. Os clubes votaram em sua maioria pelo dia 19.

Se a proposta for aprovada pelo governo, a A2 voltará 11 dias após a final da Série A1. A elite do futebol paulista será retomada no próximo dia 22 de agosto. O acordo também prevê o início dos testes do coronavírus no próximo dia 20 de julho e o retorno dos treinos no dia 27. 

Testes bancados pela PFP
Uma parte importante do acordo foi o comprometimento da Federação em bancar os dois primeiros testes para o coronavírus. Antes da reunião, alguns presidentes disseram ao Escanteio SP que não tinham condição financeira de arcar com o protocolo elaborado para a A1 e que esperavam ajuda da FPF.

Mudança de regras
Os clubes pediram por unanimidade a mudança das regras de substituições, aumentando para cinco trocas por jogo, e número de atletas no banco de reserva, aumentando para 11. Também foi solicitado que os cartões amarelos fossem zerados; todas as propostas ainda serão analisadas pela comissão jurídica da FPF.