FPF aguarda retorno do estado à fase laranja para retomar Série A3

O Campeonato Paulista da Série A3 ainda não tem uma data para retornar. A Federação Paulista de Futebol (FPF) aguarda o retorno do estado à fase laranja do plano de combate ao coronavírus para tentar retomar o terceiro nível do estadual com algumas flexibilizações em relação ao protocolo que foi imposto para as voltas das Séries A1 e A2. 

Em reunião no começo da última semana, os clubes da Série A3 pediram para que a FPF dialogasse com o Ministério Público para conseguir algumas flexibilizações no protocolo, como quartos com dois atletas nos hoteis e a possibilidade de jogos de manhã e de tarde.

Relacionadas

O MP, entretanto, se mostrou irredutível. O órgão seguiu com a recomendação de partidas apenas a partir das 20 horas e quartos individuais, além de testes RT-PCR a cada três dias e exames rápidos nas horas que antecedem os jogos.

Como os custos desse protocolo são muito altos para times da Série A3, a FPF decidiu aguardar mais alguns dias para retomar a competição. A intenção é esperar que o estado volte à fase laranja do plano de combate à Covid-19.

A entidade que organiza o futebol paulista acredita que poderá conseguir algumas flexibizações no protocolo com a melhora dos indicadores da pandemia, entre elas a possibilidade de jogos durante o dia. 

Mas o estado vai voltar à fase laranja? Quando a Série A3 volta?

Neste momento, o estado de São Paulo está na fase de transição, semelhante a um meio-termo entre a fase vermelha e a fase laranja. Em entrevista à Reuters, o governador João Doria disse que o plano de quarentena retomará o modelo regionalizado em futuras flexibilizações.

"Essa possível nova etapa - nós não sabemos ainda, temos ainda um período para cumprir, pelo menos uma semana toda - mas já se sabe que, se formos para a fase laranja, voltaremos para a análise regional", disse.

A fase de transição se encerra no dia 30 de abril. Deste modo, o governo de São Paulo deve anunciar as próximas medidas em relação ao plano de quarentena na semana que vem.

Com base na ocupação de leitos de UTIs, que chegou a 93% no momento mais crítico e agora está em 80%, é possível que algumas regiões retornem à fase laranja. Outras, entretanto, não têm indicadores que propiciem flexibilizações.

De qualquer modo, a FPF já avisou os clubes de que a previsão de retorno para a Série A3 é 1º de maio. Ainda assim,  a entidade tenta antecipar as flexibilizações e pediu para que os clubes fiquem prontos para jogar a partir do dia 27.