Copa Paulista começa quatro de novembro e terá 20 times; veja formato

A Copa Paulista de 2020 tem data de início, término, formato e times participantes. A Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniu com os clubes nesta terça-feira para a realização do Conselho Técnico e definiu as diretrizes do torneio estadual deste ano, que será disputado em tiro curto e terá a participação de 20 equipes. Os jogos começam em quatro de novembro e o campeão será conhecido no dia 23 de dezembro.

As equipes que confirmaram participação na competição são Água Santa, Atibaia, Audax, Botafogo, Comercial, Guarani, Ferroviária, Inter de Limeira, Juventus, Marília, Nacional, Novorizontino, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Preto, São Bernardo FC, Velo Clube e XV de Piracicaba.

Relacionadas

Sem a presença de público e arrecadação com bilheteria, o grande atrativo da Copa Paulista em 2020 são os prêmios para os finalistas: uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e uma na Copa do Brasil. O campeão escolhe a vaga de sua preferência e o vice-campeão fica com a restante.

Formato

Por conta da pandemia do novo coronavírus e o fato do torneio ser deficitário aos clubes, esperava-se que este ano poucas equipes participassem. Mas não foi o que aconteceu. A edição deste ano terá apenas quatro times a menos do que a edição da última temporada.

O formato, porém, será bem mais enxuto. Diferentemente do ano passado, quando a competição foi disputada em três fases de pontos corridos e mata-mata a partir da semifinal, a Copa Paulista de 2020 terá apenas uma fase e irá direto para os confrontos eliminatórios.

Na primeira fase da competição, os clubes serão divididos em cinco grupos regionalizados, com quatro participantes cada. As equipes jogarão em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os três melhores colocados de cada grupo e melhor quarto colocado. As oitavas, quartas, semis e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os grupos devem ser definidos nos próximos dias. 

Conforme acordado com a FPF, haverá testes semanais nos elencos e comissões técnicas de todos os clubes participantes. O custo deste protocolo de saúde será arcado pela entidade. Serão 38 exames por equipe a cada semana. 

Acompanhe o Escanteio SP no InstagramFacebook e Twitter