Melhores jogadores da Copa Paulista: posições 20 a 11

Em votação, listamos os 50 principais jogadores da Copa Paulista de 2023; o ranking está afunilando, com as posições 20 a 11!

Como nos últimos campeonatos, o Escanteio SP escolheu em votação interna os 50 principais jogadores que vão disputar a Copa Paulista a partir desta sexta-feira (30). A lista será divulgada durante a semana, com 15 posições nos dois primeiros dias e 10 nos dois seguintes. No total, quase 70 jogadores foram votados, contemplando todos os times que vão jogar a competição com seus elencos principais.

O ranking foi fechado na véspera da primeira publicação (26) e será mantido independentemente de contratações, saídas ou lesões. Foram considerados jogadores anunciados, inscritos ou com contrato vigente com seus respectivos clubes. Atletas emprestados ou voltando de empréstimo não estão na lista. Clubes que vão jogar a competição com times 'B' também não foram considerados.

Cronograma da divulgação

20: Bonassa – volante do Primavera

Relacionadas

É possível dizer que nenhum jogador gera tanta expectativa nessa Copa Paulista quanto Daniel Bonassa. O volante do Primavera vem de duas ótimas temporadas pelo Fantasma, mas perdeu toda a Série A2 por lesão. Recuperado, ele é candidato a melhor jogador do campeonato se estiver 100%.

19: Motta – meia do Oeste

Motta, meia do Oeste - Copa Paulista
Foto: Oeste FC

Aos 21 anos, Motta já é titular de um dos times mais fortes da Copa Paulista. Prata da casa, o meia ganhou sua primeira chance estendida no time principal em 2022, correspondeu e vem se mostrando diferenciado tanto como armador quanto chegando mais à frente.

18: Franco – volante da Portuguesa Santista

Franco é figurinha carimbada do futebol paulista desde 2015, com bons anos por Mogi Mirim e Rio Claro. No entanto, foram as duas últimas temporadas no Velo Clube que colocam o volante em posição alta na lista e o tornam o principal nome da Portuguesa Santista para a Copa Paulista

17: Vitor Braga – volante do XV de Piracicaba

XV de Piracicaba perde destaque da Copa Paulista
Foto: Matheus Dahsan/Ag.Paulistão

Apesar das críticas pelo desempenho ruim do XV na Série D, Vitor Braga mostrou no último ano o que pode fazer em boa fase. O volante defende o título de melhor jogador da Copa Paulista, com fase final espetacular, e foi o catalisador da arrancada do Nhô Quim na Série A2 deste ano, voltando ao time na zona de rebaixamento e levando até as semifinais. Retomar o bom futebol do camisa 10 precisa ser prioridade para o novo técnico Paulo Roberto Santos.

16: Heitor Roca – lateral-esquerdo do São José

Nenhum time da Copa Paulista está tão bem servido de laterais como o São José. Heitor Roca é uma das quatro opções de qualidade do elenco após ótima passagem pelo Marília e pode repetir a dupla com Denis Leite, uma das melhores do futebol paulista além da elite nos últimos anos. Defende o posto de melhor lateral-esquerdo da Copa Paulista, assim como seu colega do outro lado.

15: André Luiz – goleiro do Marília

André Luiz chega ao Marília para substituir Passarelli, e as três ótimas temporadas pelo Primavera – duas disputando a Série A2 – o credenciam como um dos melhores goleiros do campeonato, em que o nível dos goleiros promete ser bastante alto.

14: Robson – zagueiro da Portuguesa

Robson, zagueiro da Portuguesa
Foto: Ronaldo Barreto/Ag. Paulistão

Após várias temporadas figurando na Série A2 por Juventus e XV de Piracicaba, Robson finalmente ganhou sua primeira chance na A1. O zagueiro só foi para jogo nas últimas cinco rodadas, justamente quando a Lusa encerrou uma sequência de derrotas e se livrou do rebaixamento. Deve manter a vaga de titular na Copa Paulista, em que o time não é azarão, e sim candidato ao título.

13: Marlon Lopes – zagueiro do Primavera

Das poucas contratações oficializadas com antecedência pelo Primavera, Marlon Lopes foi a principal. Vindo de duas boas temporadas pelo Marília, o zagueiro é uma aposta alta do Fantasma e assinou contrato até 2026. Além disso, defende o posto de melhor zagueiro da Copa Paulista.

12: Luizão – zagueiro do Noroeste

Luizão Nascimento, zagueiro do Noroeste - Copa Paulista
Foto: José Luis Silva/Ag. Paulistão

Mesmo aos 36 anos, Luizão mostrou que ainda tem muito futebol para oferecer nos últimos dois anos, sendo campeão da Série A2 de 2022 pela Portuguesa e semifinalista em 2023 com o Noroeste. No Norusca, sua entrada no time titular melhorou exponencialmente a defesa ainda na primeira fase. Para quem gosta de analisar currículo, o dele tem Cruzeiro-MG, Vasco-RJ, Bahia-BA e outros grandes do Brasil.

11: Léo Castro – atacante do Marília

Após ter pouco espaço na Portuguesa em 2022, Léo Castro foi um dos artilheiros do Velo Clube na Série A2, com quatro gols. Apesar de os números recentes não empolgarem, a média de gols do atacante na carreira é impressionante: 10 em 2021 e 2020, 15 em 2018 e impressionantes 25 em 2017. Já foi artilheiro de A2, A3 e Copa Paulista e o Marília aposta nesse potencial.

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube