Conheça todos os treinadores que vão comandar os clubes da Série A3 neste ano

Faltando cerca de um mês para o início da Série A3, todos os clubes que vão disputar a competição já confirmaram seus treinadores. Do "novato" ao "Rei do Acesso", veja todos os técnicos que vão comandar as 16 equipes participantes do terceiro nível do futebol paulista em 2021. 

Bandeirante de Birigui

Márcio Ribeiro vai dirigir o Bandeirante - Foto: Reprodução/EPTV

 

Histórico treinador do Água Santa, onde conseguiu três acessos seguidos e levou o Netuno à primeira divisão paulista, Márcio Ribeiro será o responsável por comandar o Bandeirante de Birigui. Ele já havia ajudado na montagem do elenco que conquistou o vice-campeonato da Segunda Divisão. 

Relacionadas

Aos 63 anos, Márcio Ribeiro é rodado no futebol paulista. Ele soma passagens por Barretos, Portuguesa, América, União São João, Rio Preto e Comercial, entre outros. Essa será sua terceira passagem pelo Leão da Noroeste como treinador.

Barretos

João Martins é ídolo no Osvaldo Cruz - Foto: Reprodução/EPTV

 

Após um 2020 turbulento, com direito a ações judiciais de jogadores por conta de salários atrsados e punição por manipulação de resultados, o Barretos decidiu apostar na experiência de João Martins para a Série A3 deste ano. O treinador de 64 anos terá sua primeira passagem pelo clube. 

Em pouco mais de 25 anos de carreira como técnico, João Martins passou diversos clubes do futebol paulista: Atlético Sorocaba, Rio Claro, Flamengo-SP, São Carlos, Ferroviária, Oeste, Atlético Araçatuba, Ituano, Taquaritinga, União São João, Catanduvense, Marília, Francana, Primavera, Taubaté, São Carlos, Ferroviária, Noroeste, Votuporanguense e Osvaldo Cruz, entre outros. 

Batatais

Mirandinha fez história como jogador- Foto: Divulgação/Newcastle United

 

Primeiro brasileiro a atuar como jogador na Inglaterra e com passagens por Palmeiras e Seleção Brasileira, Mirandinha será o treinador do Batatais na competição. Essa será sua segunda passagem pelo futebol paulista em mais de 20 anos de carreira como treinador.

Atuando como técnico, Mirandinha, de 61 anos, soma passagens por equipes da Arábia Saudita e da Malásia, além de vários times Norte e Nordeste do Brasil. Seu último clube foi o Costa Rica, de Mato Grosso do Sul. 

Capivariano

Jardel Zamberlan é o mais novo entre os treinadores - Foto: Reprodução/Instagram

 

Apostando em um time jovem para a disputa da Série A3, o Capivariano terá Jardel Zamberlan no comando técnico. O treinador já havia assumido o time principal do Leão da Sorocabana já no ano passado, após a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Aos 30 anos, Jardel Zamberlan havia trabalhado no sub-20 do Capivariano, além das categorias de base da Chapecoense e do Veranópolis-RS, além de realizar estágios em clubes da Europa.

Comercial

Fahel Júnior segue no Bafo - Foto: Rafael Alves/Comercial

 

O Comercial seguirá com Fahel Júnior para a Série A3. O treinador assumiu o Bafo durante a última edição e bateu na trave, caindo nas semifinais para o vice-campeão EC São Bernardo. Nesta temporada, ele terá a chance de participar na montagem do elenco. 

Aos 57 anos, Fahel Júnior tem cerca de 10 anos de carreira e passagens por vários times do futebol paulista, entre eles Noroeste, Rio Claro, Votuporanguense, Água Santa, Ituano e XV de Piracicaba. Fora de São Paulo, ele comandou o Confiança-SE e o Duque de Caxias-RJ. 

Desportivo Brasil

Elio Sizenando tem o trabalho mais longevo da A3 - Foto: Divulgação/DB

 

Após passagem pelo time sub-17 da Ponte Preta, pelo sub-23 do Figueirense e pelo time profissional do Capivariano, Elio Sizenando chegou ao Desportivo Brasil em 2019 para comandar o sub-20, mas assumiu o time principal no mesmo ano. 

Mesmo com uma campanha mediana na última Série A3, o DB resolveu manter o treinador de 49 anos, que comandará o time profissional pelo terceiro ano consecutivo.

Linense

Edison Só é nascido em Lins - Foto: Silas Reche/Penapolense

 

Nascido em Lins e com passagens pela equipe enquanto atleta, Edison Só terá a responsabilidade de dirigir o Elefante na temporada de 2021 da Série A3. O treinador tem 67 anos e possui mais de três décadas de carreira na função. 

Edison Só já dirigiu o Linense no início dos anos 90 e é rodado no futebol paulista, onde passou por Penapolense, Monte Azul, XV de Piracicaba, São José, Marília, Comercial, Ferroviária, Botafogo-SP, Francana, XV de Jaú, Noroeste, Sertãozinho, Barretos e Inter de Bebedouro, além de vários outros.

Marília

Guilherme Alves foi vice-campeão da Copa Paulista - Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

 

Ex-centroavante, famoso por sua passagem pelo Atlético-MG e vice-campeão da última Copa Paulista, Guilherme Alves seguirá no comando do Marília. Aos 46 anos, o treinador já tem quase 15 anos de carreira na função e está em sua terceira jornada pelo MAC. 

Auxiliar do Atlético-MG em 2010, Guilherme Alves rodou por Ipatinga, Vila Nova, Linense, Portuguesa e Paysandu. O técnico vai em busca de seu segundo título da Série A3, torneio que venceu em 2014 pelo Novorizontino. 

Nacional

Ricardo Perpetuo comandou o Novoperário-MS em parceria
com Nacional - Foto: Divulgação

 

Ricardo Perpetuo será o responsável por comandar o Nacional na Série A3. Após fazer parte da comissão técnica em 2017 e 2018, ele passou pelo Novoperário-MS no mesmo ano, mas logo retornou ao Naça. 

Em 2018 e 2019, Ricardo Perpetuo chegou a assumir o time profissional, mas em poucas partidas. Depois de comandar o sub-19, ele foi auxiliar-técnico de Tuca Guimarães em 2020. Nesta temporada, o técnico terá a chance de comandar efetivamente o Nacional. 

Noroeste

LC Martins tem 17 acessos na carreira - Foto: Foto: Bruno Freitas/EC Noroeste

 

Luiz Carlos Martins, o "Rei do Acesso", seguirá no comando do Norusca para esta temporada. Após bater na trave ano passado, perdendo o acesso para o Velo Clube na semifinal, o treinador permaneceu no Noreste e vai em busca de mais um acesso no futebol paulista. 

Aos 65 anos, Luiz Carlos Martins tem quase três décadas e meia de carreira. Do Guaçuano no final dos anos 90, quando assumiu o comando técnico justamente por não poder atuar como jogador - já tinha defendido outra equipe dentro de campo na competição - até o Noroeste em 2021, foram exatamente 17 acessos. 

Olímpia

Oliveira caiu com o Paulista em 2020 - Foto: Divulgação/Paulista FC

 

Sem orçamento para investir em um time experiente, o Olímpia terá uma equipe jovem para a Série A3. Deste modo, o Galo Azul resolveu apostar na contratação de Oliveira, que foi rebaixado com o Paulista na última temporada. 

Aos 57 anos, o treinador soma passagens por São José, Monte Azul, EC São Bernardo e Itapirense, onde parou nas oitavas de final da Segunda Divisão do ano passado. Na ocasião, o time de Itapira sofreu vários desfalques por Covid-19 e, mesmo assim, caiu para o campeão São José por conta da vantagem conquistada pelo time rival, que jogava por um empate no agregado. 

Penapolense

Emerson Alcântara vai comandar o CAP - Foto: Reprodução/Facebook/Emerson Alcântara

 

Rebaixado da Série A2 em 2020, o Penapolense apostou em um técnico com experiência internacional para lutar pelo acesso. Emerson Alcântara vai para sua segunda passagem pelo clube. 

Aos 50 anos, Emerson Alcântara tem grande experiência no futebol internacional. Entre 2010 e 2016, ele trabalhou na Coreia do Sul, em Trinidad e Tobago, em Mianmar e na Índia. Além disso, treinou a seleção do Timor-Leste, participando das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

No Brasil, o treinador tem passagens por vários clubes paulistas, como o próprio Penapolense, XV de Piracicaba, Velo Clube, Olímpia, Osvaldo Cruz e Batatais.

Primavera

Ademir Fesan estava no Grêmio Prudente - Foto: Divulgação

 

Após a saída de Raul Cabral, o Primavera aposta em Ademir Fesan para fazer uma boa Série A3. Aos 43 anos, o treinador foi auxiliar-técnico em grande parte de sua carreira. No Joinville-SC, trabalhou com Lisca e no Cuiabá, Vitória e CRB auxiliou Marcelo Chamusca.

Como treinador, Ademir Fesan já comandou o Paraná interinamente e o Grêmio Prudente ano passado. O time prudentino, que parou nas semifinais da Segunda Divisão em 2020,  tinha a intenção de manter o treinador por mais uma temporada.

Rio Preto

Entre idas e vindas, Ivan Canela vai comandar o Jacaré - Foto: Muller Merlotto Silva/Rio Preto EC

 

Rio Preto terá Ivan Canela no comando técnico. O treinador já havia assumido o time na Série A3, mas deixou o clube antes da última rodada. Na Copa Paulista, o Jacaré foi comandado por João Santos. 

Para a Série A3 de 2021, o Rio Preto decidiu apostar em Ivan Canela mais uma vez. O atual treinador foi preparador físico da Seleção Brasileira de atletismo e de várias equipes do interior paulista. Como técnico, ele obteve experiência no Catanduvense.

São José

Ricardo Costa é o "Rei da Bezinha" - Foto: Anderson Rodrigues/FPF

 

Especialista na Segunda Divisão, Ricardo Costa tentará se provar na Série A3 mais uma vez. Campeão da última edição da Bezinha, o treinador seguirá comandando o São José. Ele tem 39 anos. 

Ricardo Costa conseguiu quatro acessos nas últimas cinco edições da Bezinha. Aos 39 anos, o treinador subiu Portuguesa Santista (2016), EC São Bernardo (2017), Marília (2019) e São José (2020) para a Série A3 nos últimos anos.

Com a Águia do Vale e a Briosa, conquistou a taça. Ele comando o Capivariano na última A3, mas deixou o clube durante a paralisação do torneio por conta da pandemia do novo coronavírus.

Votuporanguense

Rogério Corrêa estava na comissão do Furacão - Foto: Divulgação/Athletico Paranaense

 

O CAV, a princípio, teria Júlio Sérgio no comando técnico, mas o ex-goleiro recebeu uma proposta para ser auxiliar do Coritiba e deixou o clube. O Votuporanguense, então, foi atrás de Rogério Corrêa. 

O treinador soma passagens pelo sub-20 do Goiania, pelo Lemense e pelo Anapolina-GO. Desde 2018, Rogério Corrêa estava no Athletico Paranaense, onde passou pelo sub-17, sub-20 e chegou a função de auxiliar na comissão técnica do time principal. Ele tem 42 anos.

+ Conheça o Escanteio SP e seja um apoiador do nosso jornalismo