Qual a pontuação necessária para chegar à fase final e para não cair na A2?

O Campeonato Paulista Série A2 retorna no próximo dia 19 após mais de 4 meses sem futebol e promete disputas acirradas nas duas partes da tabela. Serão pelo menos 6 times disputando as últimas 4 vagas do G8, enquanto Red Bull Brasil, Penapolense e Votuporanguense tentam evitar o rebaixamento para a Série A3 do Paulistão.

Escanteio SP analisou a classificação final das duas últimas temporadas da Série A2 em busca da campanha necessária para cada disputa nas três últimas rodadas. Até 2017, 20 times disputavam a competição e, por isso, foram considerados apenas os campeonatos de 2018 e 2019.

Em busca da fase final

Relacionadas

Desde que a Série A2 tem 16 times, o Taubaté foi o pior oitavo colocado, somando 19 pontos em 2019. Na ocasião, o Burro da Central avançou para a fase final pelos critérios de desempate, superando o Atibaia no saldo de gols (0 a -5).

A temporada de 2018 é mais comparável à atual. O oitavo colocado Votuporanguense somou 22 pontos, dois a mais que o nono colocado Penapolense. Naquela temporada, apenas quatro equipes participaram da fase final.

Com quatro times empatados com 18 pontos e alguns confrontos diretos na reta final, é bastante improvável que o oitavo colocado tenha os mesmos 19 pontos do Taubaté de 2019. Para um planejamento mais seguro, os times devem mirar os 22 pontos obtidos pelo Votuporanguense em 2018.

Para atingir os 22 pontos, São Caetano, Portuguesa, Juventus e São Bento, todos com 18 pontos, só poderiam perder uma partida e precisariam de ao menos uma vitória. Audax (15 pontos) e Atibaia (14) não poderiam perder na reta final.

No topo da tabela, o líder São Bernardo (22) estaria praticamente garantido. Taubaté (21) e Portuguesa Santista (20) teriam a classificação encaminhada. Monte Azul e XV de Piracicaba (19) teriam de vencer uma partida.

Para escapar do rebaixamento

Assim como a briga pelo G8, a luta contra o rebaixamento para a Série A3 deve ser parecida com a de 2018. Na ocasião, Audax (11 pontos) e Batatais (10) foram rebaiaxdos, com o Juventus escapando com 13 pontos.

Em 2019, porém, a disputa para não cair foi de nível mais alto. O lanterna Linense somou 13 pontos, enquanto o Nacional foi rebaixado com os mesmos 15 do São Bernardo, perdendo no saldo de gols (-2 a -3). Votuporanguense e Penapolense somaram 16 pontos.

Na disputa entre Red Bull Brasil, Penapolense e Votuporanguense, os 13 pontos do Juventus em 2018 podem salvar o 14º colocado de 2020. Será bastante improvável que algum dos rebaixados tenha os 15 pontos do Nacional, já que os três times envolvidos têm tabelas complicadas na reta final. O confronto entre Penapolense e Red Bull Brasil, na 14ª rodada, pode definir um dos rebaixados, se não os dois.

Receba as notícias do seu time em primeira mão pelo Whatsapp