Presidente da FPF diz que Séries A2 e A3 só voltam após retomada da A1

As Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista estão paralisadas há quase três meses e devem permanecer assim por mais um bom tempo. Em entrevista ao programa Papo do Esporte, da Vale Flash Esportes, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, revelou que as divisões inferiores só retornam após a Série A1. Os clubes da elite do estado, entretanto, não têm sequer uma data para voltar aos treinos.

“A estrutura dos clubes da Série A1 é mais robusta. Eles podem fazer mais investimentos nas áreas de saúde e higiene, então facilita voltar o futebol. Na Série A1, faltam apenas seis rodadas, apenas 24 jogos. A Série A1 vai servir como laboratório do que a gente vai fazer na A2 e depois na A3. Vamos usar a Série A1 como laboratório para que possamos fazer uma Série A2 logo em seguida”, disse o presidente.

Relacionadas

Reinaldo Carneiro Bastos ainda afirmou que os clubes menores do estado de São Paulo não sofrem tanto financeiramente como os maiores nesse momento de crise, até porque a maioria de seus jogadores não tem mais contratos. Ele ainda reforçou a recomendação de que as equipes que puderem “fechem as portas”.

“A dificuldade dos clubes menores é menor do que dos maiores. Quando a gente paralisou a competição, eu conversava com eles e continuo conversando: 'Encerre, fecha as portas. Faça um acordo com os seus colaboradores e não renove contratos'”, disse.

“Na segunda divisão, por exemplo, nós temos dois ou três clubes que já tinham feito contratos com atletas, todos os outros estão fechados e esperando o retorno do futebol. A Série A3 está cumprindo os compromissos com muita dificuldade e zelo para não deixar seus atletas e comissões técnicas sem receber nada”, finalizou.