FPF confirma realização da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022

Principal competição de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior voltará a ser disputada em 2022. Em resolução assinada pelo presidente Reinaldo Carneiro Bastos, a Federação Paulista de Futebol, entidade que organiza a competição, confirmou a realização do torneio para janeiro do ano que vem.

Como nas edições anteriores, a Copinha será disputada toda em janeiro, imediatamente após a virada do ano, e será uma maratona de jogos. As primeiras partidas serão no dia 2, enquanto a final será disputada no dia 25, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Relacionadas

A confirmação da FPF marca o retorno da Copa São Paulo ao calendário do futebol paulista e brasileiro. Em 2021, a edição foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19. Com a resolução, a entidade inicia o processo de inscrição dos times participantes e dos candidatos a sediar um dos grupos.

Mudança na regra

Por conta do cancelamento da edição de 2021, o regulamento da Copinha sofrerá uma mudança. O campeonato permitirá que atletas nascidos até 2001, que teriam sua última Copinha no ano passado, sejam inscritos. Dessa forma, o torneio, que tradicionalmente é disputado a nível sub-20, será disputado como sub-21.

Na última edição

A última Copa São Paulo foi disputada em 2020 por 127 clubes e teve clássico gaúcho na decisão: o Internacional conquistou seu 5º título diante do Grêmio. Os melhores times paulistas foram Corinthians e Oeste, eliminados nas semifinais.