Copa Paulista

Melhores jogadores da Copa Paulista: posições 10 a 1

Em votação, listamos os 50 principais jogadores da Copa Paulista de 2023; veja os 10 primeiros colocados do ranking

DRAFT DA COPA PAULISTA 2023! | Debate ao vivo | Tiro de Canto #149

Como nos últimos campeonatos, o Escanteio SP escolheu em votação interna os 50 principais jogadores que vão disputar a Copa Paulista a partir desta sexta-feira (30). Veja aqui os 10 jogadores com mais pontos no ranking. No total, quase 70 jogadores foram votados, contemplando todos os times que vão jogar a competição com seus elencos principais.

O ranking foi fechado na véspera da primeira publicação (26) e será mantido independentemente de contratações, saídas ou lesões. Foram considerados jogadores anunciados, inscritos ou com contrato vigente com seus respectivos clubes. Atletas emprestados ou voltando de empréstimo não estão na lista. Clubes que vão jogar a competição com times 'B' também não foram considerados.

Cronograma da divulgação

10: Hélder – lateral-direito do Grêmio Prudente

Relacionadas

Aos 35 anos, Hélder vive a reta final de uma grande carreira que tem passagens por Dinamo Bucaresti-ROM, segundo maior campeão romeno, Nancy-FRA e grandes clubes do Brasil, como o Internacional-RS. No Grêmio Prudente, mostrou na Série A3 que está bem fisicamente e que é diferenciado na parte técnica, sendo o melhor lateral-direito do campeonato.

9: Nicholas – meia-atacante do São José

Foto: Enrico Liberatori/Escanteio SP

Nicholas já havia mostrado potencial em sua primeira passagem pelo futebol paulista, em 2022, por Monte Azul e Botafogo. Já em 2023, pelo São José, foi peça fundamental na campanha do acesso na Série A3 tanto pelo 'olhômetro' quanto pelos números, sendo o artilheiro da Águia do Vale com cinco gols mesmo jogando aberto.

8: Portuga – atacante do Oeste

Portuga ainda não conseguiu dar o passo adiante na carreira, sem destaque por São Bernardo e Camboriú-SC. No entanto, ele não precisa provar mais nada a nível de Copa Paulista e Série A2, com três grandes campanhas por Juventus (2018) e São Caetano (2021 e 2022). Teve menos tempo de jogo do que mereceu na Série A2 deste ano, mas ainda assim marcou três gols pelo Oeste.

7: André Dias – goleiro do Juventus

Foto: Ale Vianna/CA Juventus

Maior ídolo em atividade dentre os times da Copa Paulista, André Dias completou 200 jogos pelo Juventus durante a Série A2 e tem sido a única constante em meio a frequentes reformulações de elenco desde 2020. Além da parte histórica, comandou a segunda melhor defesa da primeira fase da A2 e manteve o nível das últimas temporadas – possivelmente nenhum goleiro da Copa Paulista é mais capaz de realizar 'milagres' do que o camisa 1 juventino.

6: Marzagão – volante da Portuguesa

Foto: Gabriel Ambrós/Escanteio SP

Com mais de 50 jogos com a camisa rubro-verde, Marzagão é o centro da articulação da Portuguesa em campo desde 2021. O volante de 36 anos patrulha o campo de defesa como poucos a nível de Copa Paulista e tem se aventurado mais no ataque desde que chegou à Lusa, com três gols em 2022, sua temporada mais artilheira na carreira.

5: Léo Ceará – meia-atacante do Oeste

Oficializado em cima da hora para a Copa Paulista, Léo Ceará volta ao Oeste após disputar o Paulistão A1 pelo Santo André e a Série B do Campeonato Brasileiro por Ituano e ABC-RN. O Rubrão tem time para chegar longe e, para isso, depende do meia-atacante como grande articulador do meio para o ataque.

4: Daniel Vançan – lateral-esquerdo do Oeste

Quem também voltou ao Oeste em cima da hora após boa passagem pelo ABC-RN foi Daniel Vançan, que dá ao Rubrão a melhor opção do campeonato para uma opção em relativa escassez. Foi o melhor lateral-esquerdo da Série A2 de 2022 e tem condições de figurar na seleção de mais um campeonato..

3: Thomazella – goleiro da Portuguesa

Thomazella deixou sua marca na história da Portuguesa nos últimos anos, com o título da Série A2 de 2022 e, mais importante, sendo o principal responsável por evitar o rebaixamento no Paulistão A1 deste ano. Foi o melhor goleiro da Copa Paulista de 2021 e da A2 de 2022 e chega a mais uma competição pela Lusa no auge da carreira.

2: Patrick – zagueiro da Portuguesa

Um dos grandes nomes do acesso na Série A2 de 2022, Patrick teve azar com lesões no último ano e jogou pouco no Paulistão A1 deste ano. No entanto, o zagueiro demonstrou que pode elevar o nível da defesa da Lusa sempre que está em campo. Tem potencial para jogar na Série A do Brasileirão no decorrer da carreira.

1: Carlão – atacante do Noroeste

A nível de Copa Paulista, Carlão é um jogador extraclasse. O centroavante vem de ótima Série A2 pelo Noroeste, sendo premiado como um dos melhores atacantes da competição pelo Troféu Escanteio SP, e contribui não somente com gols, mas articulando todo o ataque noroestino. O camisa 9 vive o auge da carreira aos 30 anos e faz parte dos planos do Norusca a longo prazo – com toda justiça.

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube