A conquista do título da Copa Paulista pelo XV de Piracicaba permitiu o clube retornar a Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde 2017. O mesmo ano também registrou a última vez que a Série A2 do Campeonato Paulista contou com três participantes atuando em divisões nacionais.
Em 2023, a A2 terá entre seus integrantes o Grêmio Novorizontino, Ponte Preta e XV de Piracicaba. Os dois primeiros disputam a Série B do Campeonato Brasileiro nesta temporada. A Macaca já confirmou a permanência na principal divisão de acesso do futebol nacional. O Novorizontino segue lutando contra o rebaixamento e está na 15ª colocação com 40 pontos, quatro a frente do Z-4.
Relacionadas
Na última vez que a competição contou com três times em campeonatos nacionais foi em 2017 e também teve o XV de Piracicaba como uma das equipes. Além do Nhô Quim, Oeste e Mogi Mirim disputaram a Série B e a Série C, respectivamente.
+ Quer receber relatórios para apostas na Copa Paulista e na Segunda Divisão? Envie um e-mail para escanteiosp@gmail.com
Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
O XV de Piracicaba disputou a Série D do Brasileirão e parou ainda na primeira fase. O Mogi Mirim encerrou sua participação na terceira divisão nacional na última colocação, quando ficou na lanterna da competição com somente 13 pontos. O Oeste foi o único paulista com bons resultados ao terminar a Série B na sexta colocação com 59 pontos, cinco atrás do Paraná, primeiro clube que conquistou o acesso.
Confirmada na Série B, a Ponte Preta já planeja a Série A2 e pode manter o técnico, Hélio dos Anjos, e alguns pilares do elenco como o atacante ex-Corinthians e Fluminense Lucca. O Novorizontino está focado na luta contra o rebaixamento e ainda não divulgou informações para 2023.