O 2022 da Portuguesa Santista na Série A2 do Campeonato Paulista não foi como diretoria, elenco e torcida imaginavam. A Briosa apostou em um técnico consagrado — Moisés Egert — e em nomes de peso, como Ermínio. No entanto, a equipe de Ulrico Mursa brigou na parte de baixo da tabela durante toda a competição e só se livrou do rebaixamento no fim.
Justamente por isso, a Portuguesa Santista mirou na 'certeza' para 2023. Em julho passado, o ESCANTEIO SP noticiou a vontade da diretoria em ter Sérgio Guedes no comando existia — e que o interesse era recíproco. No entanto, a falta de dinheiro na ocasião e o fato de que a Briosa, como já é costume, não disputou a Copa Paulista no segundo semestre, pesaram.
Relacionadas
Em setembro, o planejamento começou para valer. A Briosa oficializou o retorno de Sérgio Guedes — e sob comando do treinador, vale lembrar, o time de Ulrico Mursa conquistou o acesso na Série A3 do Campeonato Paulista em 2018 e chegou às quartas de final da Série A2 no ano seguinte. Em 2020, a equipe caminhava para mais uma classificação ao mata-mata, porém o técnico deixou o clube durante a pausa do campeonato por conta da pandemia de covid-19.
Se a comissão técnica da Briosa — que também conta com os conhecidos auxiliares Rafael Ferro e Cristiano Troisi — dá um indício de sucesso, resta a análise de mercado. A Portuguesa Santista mesclou a manutenção de 'medalhões' com os tais 'escolhidos de Sérgio Guedes', como o próprio time nomeou nas redes sociais, para a montagem do elenco.
Dentre os nomes confirmados para 2023, estão o goleiro Leandro, os zagueiros Brumati e Maurício Ramos, além do meia Carlos Alberto — todos conhecidos da torcida. Há uma base técnica, portanto. E tal base técnica foi complementada com importantes reforços: Caio Mancha, artilheiro da Copa Paulista em 2022, chegou para dominar o ataque, por exemplo.
Outros bons nomes incluem o meia Danilo Pereira (ex-Pouso Alegre, de Minas), os atacantes Pedro Felipe (Grazer AK-AUT) e Lucas Grossi (Penapolense), além do lateral-direito Kellyton (Itabirito-MG).
+ Entre no grupo gratuito do Escanteio SP no Telegram e receba indicações de apostas
+ Entre no grupo do Escanteio SP no Telegram e receba notícias do seu time
Confira o elenco da Portuguesa Santista para a Série A2
Goleiros: Cleyton (Barbalha-CE) e Leandro (Anapolina-GO/empréstimo)
Laterais: Caio Ribeiro (Flamengo-PE), Evandro (Jacuipense-BA) e Kellyton (Itabirito-MG)
Zagueiros: Brumati (ASA-AL), Itambé (Portuguesa-RJ), Lucas Cunha (São Caetano) e Maurício Ramos (remanescente)
Volantes: Judá (Amazonas-AM), Nonato (Madureira-RJ) e Lucas Silva (Retrô-PE)
Meias: Carlos Alberto (Comercial), Danilo Pereira (Pouso Alegre-MG) e Diogo Carlos (Lagarto-SE)
Atacantes: Erik (Luverdense-MT), Pedro Felipe (Grazer AK-AUT), Hiago Ramiro (Sergipe-SE), Lucas Grossi (Penapolense) e Caio Mancha (Portuguesa)
Pelo que deve brigar
Em 2022, a Portuguesa Santista mirava o acesso e quase acabou rebaixada. A expectativa é de que, em 2023, a meta se mantenha — enquanto a realidade, claro, seja outra. Para isso, o reforço do melhor técnico da competição será importante.
O elenco também ficou 'encorpado', ao mesmo tempo em que jogadores valiosíssimos — como Leandro, Brumati e Maurício Ramos — permaneceram para a disputa desta temporada da Série A2. Com a adição de bons reforços, fica difícil imaginar qualquer cenário que não tenha a Briosa no G-8 da competição. A luta para o acesso, entretanto, será ferrenha, com Ponte Preta e Novorizontino despontando como favoritos. É esperar para ver.
LEIA TAMBÉM
+ Paulistão Play transmitirá todos os jogos do segundo nível do futebol paulista
+ Saiba quantos quilômetros cada time vai percorrer na primeira fase
+ Montadora assina acordo de "naming rights"
+ FPF vai amenizar custos dos clubes
+ Saiba o time de coração dos famosos (versão futebol paulista além da elite)