Portuguesa bate o São Bento no Canindé lotado e conquista o título da Série A2 de 2022

A Portuguesa conquistou o título da Série A2 do Paulista de 2022 durante a noite deste domingo. Após empate por 1 a 1 no jogo de ida da final, a Lusa recebeu o São Bento no Estádio do Canindé para o duelo de volta e venceu por 2 a 0 com uma 'ajudinha' do rival. Victor Pereira e Sacomam marcaram contra e garantiram o placar que deu o caneco ao time da capital diante de 12.219 torcedores. 

Com a conquista, a Portuguesa chega a três canecos da Série A2. A Lusa já havia vencido a competição em 2007 e 2013. Agora, a Lusa olha para a Copa Paulista, que deve começar em julho e é o principal caminho para o time rubro-verde voltar a uma divisão nacional já na próxima temporada. 

O São Bento, por sua vez, conquista o vice-campeonato da Série A2 pela terceira vez em sua história, mas desperdiça a chance de quebrar um jejum de 60 anos sem conquistar o título. O único caneco da Série A2 vencido pelo São Bento foi em 1962. Ainda assim, a equipe, que não decidiu se vai jogar a Copa Paulista no segundo semestre, atingiu o principal objetivo: o acesso à elite do futebol paulista. 

O jogo

Em um primeiro tempo de poucas emoções, a Portuguesa saiu na frente já nos instantes finais. Aos 42 minutos, Daniel Costa cobrou escanteio, a bola desviou na marcação e subiu. Disputando espaço com Naldo, Victor Pereira mandou contra o próprio patrimônio e abriu o placar para a Portuguesa.

Se não bastasse o gol contra no primeiro tempo, o São Bento deu mais uma 'ajudinha' à Portuguesa na segunda etapa. Após cobrança de falta de Daniel Costa, Sacomam mandou contra o próprio patrimônio e ampliou a vantagem da Portuguesa aos 16 minutos da etapa final.

Após o segundo gol da Portuguesa, a partida ficou mais aberta. O São Bento se lançou ao ataque, enquanto a Lusa teve os contragolpes à disposição, tanto é que Léo Castro chegou a carimbar a trave e Eduardo Diniz perdeu um gol inacreditável. Ainda assim, a partida não teve mais gols e o torcedor rubro-verde pôde comemorar o título da Série A2 com uma vitória por 2 a 0.