A última vez que a Ponte Preta disputou a Série A2 do Campeonato Paulista foi em 1999. De volta ao segundo nível do futebol paulista, a Macaca entra como favorita ao acesso e terá ao lado do Novorizontino os maiores orçamentos da competição, mas não encontrará facilidade para fazer o bate-volta esperado pelos torcedores.
O time sofreu perdas importantes em relação ao elenco que terminou a Série B do Brasileiro na 12ª posição. Vice-artilheiro da competição, Lucca foi para o futebol tailandês, enquanto o volante Wallisson, que fez cinco gols ao longo do torneio, rumou ao Cruzeiro. Juntos, eles marcaram quase 60% dos gols da equipe na segunda divisão. O lateral Igor Formiga e o atacante Fessin também não permaneceram, assim como muitos outros atletas sem tanto protagonismo no elenco.
Relacionadas
Como a Ponte Preta tinha um elenco grande por conta da Série B, o clube fez bem menos contratações em relação aos times da Série A2, que em muitos casos montam o plantel do zero. Entre os principais reforços, estão o lateral-direito Mailton, ex-Chapecoense, e o lateral-esquerdo/meia Junior Tavares, ex-Náutico.
Se o elenco teve mudanças significativas, o comando técnico seguirá com Hélio dos Anjos. Consolidado como um treinador das duas principais divisões do Campeonato Brasileiro há pelo menos duas décadas, o treinador de 64 anos terá a missão de recolocar a Macaca na elite do futebol paulista.
Vale lembrar que a Ponte Preta foi o último time a iniciar a preparação para a Série A2 do Campeonato Paulista. O time campineiro começou sua pré-temporada em 13 de dezembro, muito depois da maioria dos times da divisão. O Noroeste, por exemplo, está treinando desde o começo de novembro.
Veja o elenco da Ponte Preta para a Série A2
Goleiros: Caíque França (remanescente), Pedro Rocha (remanescente) e Luan (remanescente)
Laterais: Artur (remanescente), Jean Carlos (remanescente), Júnior Tavares (Náutico) e Mailton (Chapecoense-SC)
Zagueiros: Fábio Sanches (remanescente), Edson (sub-20), Mateus Silva (remanescente), Thiago Oliveira (remanescente) e Guilherme Souza (remanescente)
Volantes: Felipe Amaral (remanescente), Léo Naldi (remanescente), Matheus Jesus (remanescente/volta de doping) e Ramon Carvalho (remanescente)
Meias: Elvis (remanescente) e Cássio Gabriel (remanescente)
Atacantes: Guilherme Pira (Inter de Limeira), Dudu (Botafogo-SP), Pablo Dyego (Avaí), Everton (remanescente), Jeh (Itapirense) e Eliel (base/remanescente)
Pelo que deve brigar
Com uma folha salarial três ou quatro vezes maior que a maioria dos times da Série A2 e jogadores consolidados na Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta é favorita ao acesso, mas não terá a facilidade que muitos de seus torcedores esperam.
A Série A2 é um campeonato que evoluiu muito nos últimos anos e não é incomum ver jogadores que disputaram a competição recentemente se destacando em times da Série B. Se a Macaca encarar o torneio com seriedade, tem tudo para voltar à elite. Se achar que vai subir de qualquer jeito, não seria surpreendente ver o time campineiro na Série A2 novamente em 2024.
+ Entre no grupo gratuito do Escanteio SP no Telegram e receba indicações de apostas
+ Entre no grupo do Escanteio SP no Telegram e receba notícias do seu time
LEIA TAMBÉM
+ Paulistão Play transmitirá todos os jogos do segundo nível do futebol paulista
+ Saiba quantos quilômetros cada time vai percorrer na primeira fase
+ Montadora assina acordo de "naming rights"
+ FPF vai amenizar custos dos clubes
+ Saiba o time de coração dos famosos (versão futebol paulista além da elite)